O atacante brasileiro Raphinha surpreendeu a todos após a derrota de virada do FC Barcelona para o Atlético de Madrid por 2 a 1, no Estádio Olímpico de Montjuic, pela 18ª rodada da LaLiga. O capitão do Barça afirmou aos meios de comunicação ser o principal responsável pelo novo tropeço culé em casa no Campeonato Espanhol.

“Eu, particularmente, assumo a culpa pela derrota de hoje”, disse. “Perdi um gol e, acho que cinco minutos depois, eles empataram. Depois, errei um passe que resultou no segundo gol deles”, acrescentou. “Então, a derrota de hoje é toda minha responsabilidade. A vida é assim”, concluiu Raphinha.

Foi, sem dúvida, uma dura derrota, a terceira seguida do Barça como mandante na LaLiga, que resultou na perda da liderança da competição pelo clube catalão. O revés foi ainda mais doloroso pela forma como ocorreu, já que a equipe comandada pelo técnico Hansi Flick foi superior ao Atlético do início ao fim em todos os aspectos do jogo. Contudo, no futebol, o que conta é o resultado.

“Costumo dizer que não controlamos o resultado, mas sim a entrega em campo, e acho que hoje jogamos muito bem”, afirmou Raphinha. Apesar do momento complicado, o brasileiro demonstrou confiança no potencial da equipe. “Acreditamos no trabalho que está sendo feito. Ainda falta metade do campeonato, e precisamos focar no trabalho e buscar os melhores resultados possíveis”, finalizou.

Com a nova derrota, o Barça encerra 2024 caindo da primeira para a terceira posição na tabela da LaLiga, com 38 pontos em 19 jogos. O novo líder é o Atlético de Madrid, que soma 41 pontos em 18 partidas. O segundo lugar pertence ao Real Madrid, com 40 pontos em 18 jogos. O ano de 2025 promete uma disputa acirrada pelo título espanhol.