Rakitic com a Croácia, durante a Copa do Mundo da Rússia 2018
Rakitic durante um treino da Croácia, na Copa do Mundo da Rússia 2018 / Marcelo Machado de Melo – FotoArena/AE

Por muito pouco o meia croata Ivan Rakitic não trocou o FC Barcelona pelo PSG. Tudo por culpa de uma guerra praticamente declarada entre os clubes catalão e francês, que teve o seu início apoteótico recentemente, no mercado de transferências do verão do futebol europeu de 2017.

Naquela ocasião, o Barça mostrou interesse pelo italiano Verratti. O PSG não gostou e como retaliação tirou o brasileiro Neymar da Catalunha a peso de ouro. Agora, um novo episódio colocou ainda mais lenha nessa fogueira que existe entre ambos os clubes.

Dessa vez, o FC Barcelona decidiu que um dos seus objetivos nesse mercado de transferências era o meia francês Rabiot, do PSG. Chegou até a enviar em julho passado a Paris o Secretário-Técnico, Éric Abidal, para comunicar ao clube francês o interesse pelo jogador.

Uma opção que ainda segue aberta, mas que perdeu força após a contratação do chileno Arturo Vidal. Porém, a nova ‘ousadia’ culé despertou o predador financeiro que existe no PSG, que novamente apostou pelo contra-ataque. E dessa vez o alvo: foi o croata Ivan Rakitic.

“Estou no melhor clube do mundo”

Segundo informações do diário catalão Sport, o clube francês comunicou através de um intermediário de confiança que estaria disposto a pagar 90 milhões ao Barça e oferecer 8 milhões de salário anual ao jogador, o que seria quase o dobro do que ele recebe como azul-grená.

Uma proposta suculenta tanto para o clube catalão como para o jogador e que teria ‘balançado’ ambas as partes. Entretanto, após da saída de Iniesta e Paulinho, perder Rakitic seria um duro golpe para a equipe de Ernesto Valverde, que decidiu reforçar a confiança ao jogador publicamente em uma coletiva recente.

E no meio desse turbilhão de informações foi o próprio Rakitic quem decidiu botar um ponto final no assunto. “Foi uma proposta que mereceu ser estudada, mas eu fico no Barça porque defender esse escudo é a maior motivação que existe”, declarou, após a vitória culé em Valladolid, no último sábado, pela Liga Espanhola.

“Ninguém pode me oferecer o que eu tenho aqui, estou no melhor clube do mundo”, acrescentou. Para completar, assegurou que a sua família também está muito feliz em Barcelona, o que seria outro fator fundamental para a sua permanência.

Tiro pela culatra

Dessa vez, o PSG saiu de mão vazias e com a lição aprendida de que nem todos podem ser comprados pelo dinheiro. Rakitic mostrou que já é rico o suficiente e que prefere estar em clube de peso na história do futebol europeu, que lhe permita lutar por todos os títulos a cada ano.

Por último, o clube francês enviou um fax ao Barcelona ameaçando sobre a possibilidade de denunciar o clube catalão para a FIFA por, segundo eles, ter desestabilizado o jogador Rabiot ao falar diretamente com o staff do atleta, que segue sem renovar seu contrato com PSG.

Algo que foi recebido com uma mistura de incredulidade e indignação em Barcelona, pelo fato do clube (como já foi citado anteriormente no texto) ter enviado representantes oficiais a Paris no último mês de julho para falar sobre o assunto.

Até o momento tudo não passa de ameaças e com o fim do mercado de transferências somado ao início da temporada é natural que as coisas se esfriem por um tempo. Mais precisamente até a abertura da próxima janela de contratações. Aí certamente veremos alguma nova batalha nessa guerra aberta entre ambos os clubes.