Quique Setién, novo técnico do Barça.O FC Barcelona emitiu um duplo comunicado na noite desta segunda-feira (13/01) nos quais anunciou primeiro a demissão do técnico Ernesto Valverde e na sequência o nome do novo treinador do clube, Quique Setién.

O clube catalão declarou que chegou a um acordo com Valverde (55 anos) para finalizar o seu contrato de treinador do time principal após duas temporadas e meia no comando da equipe.

Pouco depois, anunciou oficialmente o nome de Quique Setién (61 anos) como o seu novo técnico. Por coincidência, ele era o treinador do Betis na última derrota sofrida pelo Barça no Camp Nou, em novembro de 2018.

Setién será o novo comandante da equipe azul-grená até o dia 30 de junho de 2022. Ele vai ser apresentado e assinará o contrato com o clube nesta terça-feira (14/01).

Nascido em Santander (Espanha) no dia 27 de setembro de 1968, sua trajetória como técnico inclui equipes como Racing Santander, Poli Ejido, Logroñés, Lugo, Las Palmas e Betis. Seu estilo é o de ter posse de bola, ofensivo e atraente para o torcedor.

Valverde: 163 jogos e 4 títulos

Em duas temporadas e meia no comando do Barça, Valverde comandou o Barça em 163 jogos, com o retrospecto de 108 vitórias, 35 empates e 20 derrotas.

Conquistou quatro títulos: 2 Ligas Espanhola, 1 Copa do Rei e 1 Supercopa da Espanha. E deixou a equipe azul-grená na primeira posição do Campeonato Espanhol e classificada para as oitavas de final da Liga dos Campeões.

Um desempenho que poderia ser considerado notável em qualquer outro clube, mas que no Barça acabou ofuscado pelas eliminações contundentes na Champions League.

A primeira diante da Roma (3-0), pelas quartas de final da edição 2017/18, após vencer a ida em casa por 4 a 1. A segunda contra o Liverpool (4-0), na semifinal da edição passada, após vencer por 3 a 0 no Camp Nou.

Por último, pesou também a derrota diante do Atlético de Madrid (2-3), pela semifinal da Supercopa da Espanha 2020, disputada na Arábia Saudita, que acabou sendo a sua última partida no comando do Barça.