Por ser honesto, Farina é o novo herói do futebol italiano. Foto: www.gualdocalcio.it

Existem países em que a corrupção está tão metida em alguns setores da sociedade que qualquer gesto de honestidade se converte em heroísmo. O zagueiro Simone Farina (29 anos) do modesto Gubbio, que disputa a Série B do Campeonato Italiano (Calcio), se converteu no mais recente exemplo disso.

Farina chegou a ser convocado para a Seleção Italiana sub-15, mas nunca foimuito conhecido durante sua carreira profissional. Agora tudo mudou. O repentino salto para a fama ocorreu no último dia 30 de novembro.

Na ocasião, o ex-jogador Alessandro Zamperini ofereceu 200 mil euros à Farina para que ajudasse a manipular o resultado entre o Gubbio e o Cesena, pela Copa da Itália. O xagueiro além de recusar o dinheiro, foi até a polícia denunciar o suborno, o que permitiu iniciar uma nova investigação sobre a manipulação de partidas no futebol italiano.

O ex-capitão do Atalanta, Cristiano Doni, voltou a admitir sua implicação na manipulação de resultados. Foto: Felice Calabro AP/AE

A atitude honrada do jogador teve o reconhecimento de toda a Itália. Farina virou uma estrela nas redes sociais e recebeu até um convite do técnico da Azzurra, Cesare Prandelli, para treinar na seleção italiana quando quiser. “Queremos que vista nossa camiseta nem que seja por um dia por uma questão de ética, para que veja que não está só”, afirmou o técnico.

No meio de todo esse turbilhão, o ex-jogador do Atalanta, Cristiano Doni voltou a reconhecer num julgamento realizado na última terça-feira seu envolvimento em manipulação de resultados. Já o ex–zagueiro do Piacenza, Carlo Gervasoni, declarou que muitos outros jogos estavam comprometidos com apostas ilegais, incluindo partidas da Série A.

Um total de 16 pessoas já foram detidas até o momento nesse novo escândalo do Calcio. As investigações revelaram provas da conexão entre os acusados e grupos criminais de Singapura e do Leste Europeu. O futebol da Itália volta a perder toda sua credibilidade por culpa de um escândalo já vivido em 2006. E o problema parece longe de terminar…