Começa um novo ano e com ele o desafio de muitos clubes europeus de vencer as suas respectivas ligas nacionais. Alguns deles já tiveram o domínio na última década e outros não sabem o que é ganhar um título nacional há anos.

Mas independentemente da situação, o desejo de todos é o mesmo: levantar a taça de campeão nacional e, se possível, conquistar todos os troféus do ano. E quem você acha que será o vencedor das principais ligas europeias na temporada 2019/20?

Para ter uma ideia melhor da situação, veremos como estão as tabelas das cinco principais ligas da Europa nesse início de 2020. Teremos novidades até o fim da temporada? Façam suas apostas…

LA LIGA: Supremacia azul-grená

O FC Barcelona começa 2020 da mesma forma que terminou 2019: no topo da tabela da Liga Espanhola. Na última década, o Barça conquistou o título espanhol nada menos que sete vezes. Uma hegemonia sem precedentes na história do clube catalão.

Os craques do Barça celebram o gol de Messi contra o Alavés, pela 21ª rodada da Liga Espanhola 2019/20.
O Barça lidera a Liga Espanhola e pode conseguir um novo tricampeonato na sua história / Sérgio Ruiz – Estadão Conteúdo

O tempo passou, mas a força do Barcelona segue a mesma. A prova disso é que o Barça inicia uma nova década na liderança da competição, com três pontos de vantagem sobre o eterno rival, Real Madrid.

Liderado por Messi, o clube catalão mantém o alto nível de competitividade e é nesse momento o favorito para conquistar o primeiro título espanhol da nova década. O que seria também um novo tricampeonato na sua história.

Calcio: A vez da Internazionale?

Ninguém dominou mais uma das grandes ligas da Europa na última década do que a Juventus. A ‘Velha Senhora’ acumula oito títulos consecutivos do Campeonato Italiano e é novamente a favorita neste ano.

A equipe de Turim ocupa a segunda posição da tabela, com 42 pontos em 17 jogos. Os mesmos pontos que a Internazionale, que lidera graças a vantagem no saldo de gols.

Será que a equipe de Milão conseguirá manter o alto rendimento e interromperá a incrível sequência de títulos da Juventus? É a pergunta do milhão.

Bundesliga: O fenômeno Leipzig!

Finalizado o primeiro turno do Campeonato Alemão, um fato surpreende: o heptacampeão Bayern de Munique não ocupa o lugar mais alto da tabela. É o terceiro colocado, com 33 pontos em 17 rodadas.

Os craques do Leipzig celebram a vitória por 3 a 1 sobre o Augsburg, que vague a liderança da Bundesliga.
Os craques do Leipzig celebram a vitória por 3 a 1 sobre o Augsburg, que vague a liderança da Bundesliga.

Impulsionado pelo patrocinador Red Bull, o Leipzig se tornou a sensação na Alemanha ao fechar a metade do campeonato na liderança, com 37 pontos. O Borussia Mönchengladbach é o segundo, com 35.

Nesse caso, são duas equipes tentando acabar com a hegemonia do Bayern. Caso vença o Leipzig, seria o primeiro título da Bundesliga na história do clube.

Ligue 1: Domínio do PSG

Campeão seis vezes na última década e vencedor das duas últimas edições do Campeonato Francês, o PSG parece não ter rivais na luta pelo título da atual temporada.

Com um elenco milionário e um nível técnico muito acima da média, o clube parisiense lidera a Ligue 1 nesse início de 2020, com 45 pontos em 18 rodadas, sete a mais que o segundo colocado, Olympique de Marselha.

Premier League: O fim de um tabu?

Um dos campeonatos onde tudo indica que haverá uma mudança é na Premier League inglesa. O Liverpool é o grande favorito para conquistar um título que não vence há quase 30 anos.

O último de campeão inglês do Liverpool foi na temporada 1989/90 – na antiga primeira divisão da Inglaterra. A Premier League no atual formato só seria criada dois anos depois.

Os Reds começaram 2020 vencendo o Sheffield United por 2 a 0 e disparando de forma invicta na liderança da tabela com 58 pontos em 20 jogos, 13 a mais que o Leicester (segundo colocado) e com uma partida a menos.

Ninguém duvida que o Liverpool – atual campeão europeu – acabará com o tabu na Premier League e voltará a ser coroado a melhor equipe de Inglaterra.