Mbappé celebra com Dani Alves o hat-trick contra o Mônaco e o título da Ligue 1
Mbappé celebra com Dani Alves o hat-trick contra o Mônaco e o título da Ligue 1 / Richard Callis – FotoArena/ AE

Duas das cinco principais ligas nacionais da Europa já conhecem os seus campeões. A Juventus e o PSG conquistaram no último fim de semana a Série A e a Ligue 1, respectivamente, e fecharam a semana santa com mais um troféu para a coleção.

Na França, o PSG confirmou o que já se sabia desde o início em uma liga na qual não tem adversário. A equipe parisiense soltou o grito de bicampeão no último domingo antes mesmo de entrar em campo, graças ao empate sem gols entre Lille e Toulouse. Foi oitavo título francês do PSG na história.

Mesmo assim, não tomou conhecimento do Mônaco e venceu de forma cômoda, por 3 a 1, no Parque dos Príncipes, com um hat-trick do fenômeno Mbappé. O atacante de 20 anos chegou aos 30 gols na competição e se tornou o primeiro jogador francês a conseguir essa cifra.

Além disso, parece ser o único que pode ameaçar Leo Messi na briga pela Chuteira de Ouro 2018/19. O craque francês está agora a três gols do capitão do Barça na luta pelo prêmio. O duelo contra o Mônaco marcou também os regressos de Cavani e Neymar aos gramados, após meses lesionados.

8º título seguido da Juventus

A ‘Velha Senhora’ conquistou o seu oitavo título italiano consecutivo ao vencer a Fiorentina de virada por 2 a 1, no Juventus Stadium, em Turim. Milenkovic abriu o placar para o time de Florença, mas o brasileiro Alex Sandro e o zagueiro Pezzella (contra) garantiram a vitória e a taça do Campeonato Italiano.

Um dos mais felizes era o atacante Cristiano Ronaldo, líder indiscutível da equipe com 19 gols em 27 jogos disputados. O craque português conquistou o seu primeiro Scudetto e a sexta liga nacional na carreira – tem também três Premier League com o Manchester United e dois títulos do Espanhol com o Real Madrid.

Duelos na Espanha, Alemanha e Inglaterra

Nas outras três grandes ligas da Europa segue a luta pelo título. Quem tem mais fácil é o FC Barcelona, que tem tudo para confirmar nessa semana o bicampeonato espanhol, o oitavo do clube catalão nos últimos 11 anos.

Na Alemanha e na Inglaterra a disputa segue acirrada. Na Bundesliga, faltando quatro rodadas, um ponto separa o líder Bayern do segundo colocado Borussia Dortmund. Na Premier League, o Liverpool lidera com dois pontos de vantagem sobre o Manchester City (que tem um jogo a menos).