Coutinho já é do Barça
Philippe Coutinho é mais novo reforço brasileiro do Barça / FCB

O FC Barcelona chegou a um acordo com o Liverpool FC e fechou a contratação de Philippe Coutinho (25 anos). O meia brasileiro chega ao clube catalão para as próximas cinco temporadas e meia e sua cláusula de rescisão é de 400 milhões de euros.

O valor extra-oficial da transferência foi de 160 milhões de euros – 120 fixos em 40 em variáveis (aproximadamente R$ 624 milhões de reais).

Desse modo, ele so tornou o segundo jogador mais caro da história – atrás somente dos 222 milhões de euros de Neymar. Por outro lado, é o primeiro no ranking histórico do Barça, superando os 105 milhões de euros que o clube catalão pagou por Dembélé.

Nascido no dia 12 de junio de 1992, no Rio de Janeiro (Brasil), Philippe Coutinho é um dos meias mais talentosos do mundo, com um potencial ainda em desenvolvimento. O brasileiro já mostrou a sua técnica tanto com o Brasil como pelo Liverpool, um dos clubes históricos do futebol europeu.

Coutinho iniciou a carreira na sua cidade natal, no Vasco da Gama. Começou a estar na mira dos principais clubes da Europa desde cedo e em 2010, com apenas 18 anos, foi contratado pela Internazionale. Em Milão, fez a sua estreia no campeonato italiano e na Liga dos Campeões.

O meia brasileiro foi jogador do Inter durante duas temporadas e meia. No meio desse período, em 2012, foi emprestado ao Espanyol e deixou uma grande imagem na Liga Espanhola nos seis meses que passou no clube catalão. Em 16 partidas, marcou cinco gols e se tornou uma das estrelas da equipe.

Após sua experiência em Milão e na Espanha, o meia foi contratado pelo Liverpool em janeiro de 2013. Na Inglaterra, se transformou rapidamente em um dos principais jogadores dos ‘reds’ e se consolidou como um dos grandes talentos do futebol europeu.

Técnica e polivalência

O meia brasileiro é um jogador ofensivo que tem na polivalência uma das suas principais virtudes. Sua técnica e visão de jogo lhe permitem atuar no setor de criação e também como extremo, por ambos os lados.

Possui velocidade e muita habilidade com a bola nos pés. Seus dribles são fundamentais na hora de superar as defesas adversárias. Além disso, tem faro de gol e é preciso nos chutes de longa distância – No Liverpool, marcou 13 gols na última temporada.

O brasileiro chega ao FC Barcelona como um talento consolidado e com um grande potencial, especialmente pela sua juventude. Além disso, tem muita experiência com a Seleção Brasileira, pela qual disputou as eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia 2018.