Os tricampeões mundiais de clubes
Os cinco tricampeões mundiais do Barça / Miguel Ruiz-FCB

O triunfo do FC Barcelona sobre o River Plate por 3 a 0 no último domingo, na decisão do Mundial de Clubes FIFA 2015, só confirmou oficialmente o que todo mundo já sabe, que o Barça é o melhor time de futebol do planeta. Mas a coisa vai mais além.

A vitória sobre os argentinos rendeu ao clube o status de único tricampeonato da competição no seu novo formato. Mas não é só isso. Cinco jogadores se tornaram os primeiros atletas a conseguir três títulos mundiais de clubes na história do futebol. São eles: Leo Messi, Dani Alves, Andrés Iniesta, Gerard Piqué e Sergio Busquets.

Esses cinco legítimos craques estiveram presentes nas conquistas de Abu Dhabi, em 2009 e Yokohama, em 2011 e 2015. Estudiantes, Santos e River Plate foram as vítimas não só deles, mas de uma equipe incomparável, que certamente estará lutando para melhorar essas estatísticas nos próximos anos.

MESSI, O GÊNIO

É obvio que o principal responsável pela hegemonia do Barça no futebol mundial não poderia ficar apenas com os recordes citados anteriormente. Com o gol que abriu o placar contra o River Plate, Leo Messi se tornou o único jogador da história a marcar em três finais da competição. Mais um feito só dele.

Além disso, o craque argentino é agora o maior artilheiro da competição, com cinco gols. Entretanto, nesse quesito está empatado com seu companheiro de equipe Luis Suárez – que marcou cinco gols nessa edição do torneio – e com o argentino César Delgado, ex-Monterrey.


PS: O goleiro brasileiro Rogerio Ceni também possui três títulos mundiais no seu currículo pelo São Paulo. Dois da antiga Copa Intercontinental e uma do atual Mundial de Clubes FIFA. Mas nas duas primeiras (1992 e 1993), ele não participou.