Já ouviu alguma história sobre irmãos que chegaram a jogar no mesmo time e ainda marcaram um gol na mesma partida? A primeira divisão da Liga Espanhola tem o mais recente exemplo desses casos raros no futebol: os irmãos Williams.

Iñaki Williams (28 anos) e Nico Williams (20 anos) são atacantes do Athletic Club e foram decisivos na vitória por 3 a 2 sobre o Rayo Vallecano, no último domingo, pelo Campeonato Espanhol. Ambos deixaram a sua marca e entraram para a história da LaLiga.

Eles foram o quarto caso na história do Athletic Club de irmãos que marcaram ao menos um gol na mesma partida. Um prêmio para dois craques que ao longo dos anos também deram ao tradicional clube basco um aspecto mais diversificado.

Iñaki Williams – o irmão mais velho – estreou com a camisa do Athletic em dezembro de 2014, com 20 anos. Ele se tornou o segundo atleta negro da história a vestir a camisa dos Leões de San Mamés e o primeiro a marcar um gol.

Já Nico Williams fez a sua estreia no profissional do Athletic em abril de 2021, com apenas 18 anos. Agora, ambos são referências no ataque do clube basco e goleadores no futebol espanhol. Uma recompensa para toda a família.

Os pais dos irmãos Williams são originários de Gana. Em busca de uma vida melhor, viajaram para a Espanha em condições precárias, que incluiu uma sofrida travessia por uma parte do deserto do Sahara.

Iñaki e Nico nasceram no País Basco, uma das 17 comunidades autônomas que constituem o estado espanhol. E só por isso foram aceitos no Athletic Club, uma equipe que nunca permitiu que atletas que não fossem bascos vestissem a sua camisa.

Um detalhe curioso é que Iñaki Williams defende as cores da seleção de Gana, a nação dos seus pais. Já o jovem Nico Williams acaba de ser convocado pela Espanha e tudo indica que vai defender as cores do país onde nasceu.