Esses são os 10 candidatos ao prêmio 'The Best' 2019
Esses são os 10 candidatos ao prêmio ‘The Best’ 2019 / FIFA.com

A FIFA divulgou nesta quarta-feira a lista de candidatos aos prêmios ‘The Best’ 2019. Na categoria masculina chama a atenção o fato de nenhum jogador brasileiro estar entre os 10 nomes pré-selecionados. O vencedor será conhecido no próximo dia 23 de setembro, em uma cerimônia de gala da FIFA.

Mesmo com o título recente da Seleção Brasileira (Copa América 2019), a lista confirma a carência de um jogador fora de série na atual geração de atletas do país do futebol. E nesse contexto, destaque para o futebol holandês que conseguiu colocar três representantes entre os 10 finalistas – Frenkie de Jong, Matthijs de Ligt e Virgil Van Dijk.

Entretanto, outros três nomes aparecem como os principais favoritos: Leo Messi, Eden Hazard e Cristiano Ronaldo. Porém, ninguém duvida que o craque argentino é quem deve ganhar o prêmio. Afinal, ninguém jogou mais bola do que ele na última temporada.

Com relação aos clubes, destaque para o Liverpool. O vencedor da última edição da Liga dos Campeões colocou três jogadores entre os 10 candidatos ao prêmio.

Votação até 19 de agosto

Os 10 finalistas foram escolhidos por um grupo de especialistas formado por ex-jogadores e técnicos, tendo como base o desempenho dos atletas entre 16 de julho de 2018 e 19 de julho de 2019.

Agora, os candidatos passarão por um processo de votação popular no site da FIFA, que ocorre paralelamente a uma votação entre jornalistas dos países filiados à entidade, além de técnicos e capitães das seleções. Desse modo, cada país terá três votos.

Na votação, cada um indica três nomes, em ordem de preferência. O primeiro escolhido ganha cinco pontos; o segundo, três; e o terceiro, um ponto. Quem somar mais pontos no final é o vencedor.

A votação será finalizada no próximo dia 19 de agosto e os três finalistas serão divulgados nos dias seguintes.

Confira a lista completa de candidatos (nacionalidade e clube):

Messi (ARG – FC Barcelona), De Jong (HOL – Ajax/FC Barcelona); Cristiano Ronaldo (POR – Juventus), De Ligt (HOL – Ajax/Juventus), Van Dijk (HOL – Liverpool), Salah (EGI – Liverpool), Sadio Mané (SEN – Liverpool), Hazard (BEL – Chelsea/Real Madrid); Mbappé (FRA – PSG); e Harry Kane (ING – Tottenham).

CLIQUE PARA VOTAR!

A melhor jogadora

Também foi divulgada a lista das candidatas ao prêmio de melhor jogadora do mundo. Nesse caso, são 12 indicadas. Entre elas, a americana Megan Rapinoe, grande favorita. Ela foi campeã, artilheira e melhor jogadora da Copa do Mundo Feminina disputada recentemente na França.

Veja a lista completa: Lucy Bronze (ING/Lyon), Julie Johnston Ertz (USA/Chicago Red Stars), Caroline Hansen (NOR/Barcelona), Ada Stolsmo (NOR/Lyon), Amandine Henry (FRA/Lyon), Sam Kerr (AUS/Chicago Red Stars), Rose Lavelle (USA/Washington Spirit), Vivianne Miedema (HOL/Arsenal), Alex Morgan (USA/Orlando Pride), Megan Rapinoe (USA/Reign FC), Wendie Renard (FRA/Lyon) e Ellen White (ING/Manchester City).