Os deuses da bola prepararam uma daquelas surpresas históricas para este final de temporada do futebol europeu. O Villarreal acaba de conquistar o título da Europa League 2021, na Arena Gdansk (Polônia), diante do poderoso Manchester United.

A velha história de David contra Golias voltou a se repetir e o clube espanhol conseguiu um feito sem precedentes em toda a sua existência. Uma façanha que veio com muito sofrimento, mas que valeu todo o esforço.

Uma conquista que começou a ser construída no primeiro tempo, com um gol do artilheiro Gerard Moreno. O uruguaio Cavani deixou tudo igual na segunda etapa e o duelo foi para a prorrogação. Ali, o Villarreal sentiu que o sonho era possível.

Apesar da pressão do Submarino Amarelo, o gol não veio e a decisão foi para os pênaltis. E aí ocorreu o nunca visto. Após 10 cobranças consecutivas com êxito para cada lado, chegou a vez dos goleiros.

Rulli – do Villarreal – marcou o dele e na sequência defendeu o disparo de De Gea. Virou herói e o clube espanhol entrou para a história.

Uma equipe de uma cidade com o mesmo nome de apenas 51 mil habitantes que há tempos faz um trabalho excelente no futebol. Um projeto cuja persistência acabou recompensada com um título histórico.