Por Bárbara Hofmeyr *

Sepp Blatter numa foto com o ex-presidente da Libéria, Charles Taylor, julgado pela ONU por crimes contra a Humanidade. Foto: www.transparency.org
Sepp Blatter numa foto com o ex-presidente da Libéria, Charles Taylor, julgado pela ONU por crimes contra a Humanidade. Foto: www.transparencyinsport.org

Criada em maio de 1904, a FIFA é o poderoso órgão atualmente presidido pelo suíço Joseph Blatter, que governa e controla o futebol em todo o mundo. Suas leis de ´copyright´ são pétreas, infringindo – segundo algumas plataformas de mídia – a liberdade de imprensa e perseguindo os que tentam fazer negócio com a Copa do Mundo sem passar pelo caixa. Implacável. Por outro lado, nos últimos anos se detectou uma proliferação de – supostos – casos de suborno, corrupção e outras modalidades fraudulentas.

A Sony, um dos 6 patrocinadores oficiais da FIFA, meditava na semana passada romper relações comerciais por culpa de uma nova sombra que cai sobre a entidade. Existe a suspeita de um pacto ilícito entre as candidaturas de España/Portugal e Qatar para a eleição dos mundiais de 2018 y 2022 prevista para o próximo 2 de dezembro. Confusões a parte, há tempos está funcionando o site (www.transparencyinsport.org) dedicado a compilar as ações atribuídas a Sepp Blatter e/ou a FIFA durante o seu mandato.

Lançada e coordenada pelo jornalista britânico Andrew Jennings, o mesmo que há algum tempo escreveu o livro ´Senhor dos Anéis”, revelando as falcatruas do Comitê Olímpico Internacional (COI), também o comentado divórcio em 2001 da própria FIFA e a empresa de Marketing ISL (no meio de

O jornalista britânico Andrew Jennings é uma ´pedra no sapato´ da FIFA. Foto: www.transparency.org

alegações de contratos adulterados), o dossiê secreto que em 2002 acusava Blatter de corrupção e ursupação do poder, os laços de Sepp Blatter com Charles Taylor, ex-presidente da Libéria, julgado pela ONU por crimes contra a humanidade ou uma série de ações nada éticas relacionadas com a Copa do Mundo da África do Sul 2010.

Paralelamente, entrou em funcionamento também uma conta em Facebook  (http://www.facebook.com/group.php?gid=111868508860218&ref=mf) destinada a captar interessados em somar-se à luta para que o futebol se liberte das manipulações da FIFA e seja, simplesmente, ´the beautiful game´, o jogo que encanta todo o planeta pelos seus valores genuínos. Por culpa da censura e do medo de denúncias ou um possível veto para trabalhar em eventos FIFA, tanto www.transparencyinsport.org como o grupo de Facebook não possuem eco oficial, mas o boca-a-boca está funcionado e a explosiva informação oferecida se expande clandestinamente, a espera de chegar também ao grande público.

* Bárbara Hofmeyr é jornalista. Trabalha no renomado diário de esportes ´Mundo Deportivo´, de Barcelona, onde iniciou sua trajetória em 1984. É colaboradora de diversos jornais internacionais e do Blog LD Sport News.