O novo show de Messi deu a volta ao mundo. Foto: Tati Quinones/AE

Para os que não tiveram a oportunidade de ver Garrincha, Pelé, Cruyff ou Maradona jogar, o destino concedeu outra oportunidade. O futebol mundial dispõe atualmente de um gênio que está muito acima de qualquer outro na sua profissão. Lionel Messi representa para o esporte mais popular do planeta o mesmo que Beethoven para a música. Uma estrela que ninguém sabe como nem quando surge, mas que ofusca tudo ao seu redor com um brilho cósmico, divino.

Messi voltou a paralizar o mundo do futebol com outra exibição alienígena na noite da última quarta-feira, no estádio Camp Nou, em Barcelona. Marcou cinco vezes na goleada do FC Barcelona por 7 a 1 sobre o Bayern Leverkusen, válida pela volta das oitavas-de-final da Champions League 2011/12. O argentino assegurou o clube catalão entre as oito melhores equipes da Europa com um novo show e botou o planeta aos seus pés…de novo.

O atacante argentino supera recordes com uma frequência tão insólita que o Guinness Book deve estar pensando em lançar uma edição especial só dele. Messi se converteu no único jogador a conseguir marcar cinco gols numa partida da UEFA Champions League – desde que essa competição recebeu a denominação e o formato atual, em 1992.

Já soma um total de 12 nesta temporada da melhor competição de clubes do mundo e é o principal favorito para acabar como artilheiro do campeonato…pelo quarto ano consecutivo. Uma façanha mais para quem está a menos de dez gols de se transformar também no maior artilheiro da história do Barça. E isso tudo com apenas 24 anos.

O novo Rei do futebol inclusive já esgotou a criatividade dos jornalistas que têm o prazer de relatar as suas obras durante todos esses anos. Essa função deveria ser entregue a algum Nobel de literatura ou quem sabe a um cientista da NASA. Dessa vez, alguns dos melhores jogadores da atualidade foram os que renderam reverência à Messi através do Twitter.

O dia 7 de março de 2012 já entrou para a história. Pela primeira vez na sua carreira, Messi marcou cinco gols num mesmo jogo. Um fato extraordinário que deixaria qualquer jogador emocionado. Menos Messi. “O mais importante foi que conseguimos a vaga”, afirmou o craque após a partida, com a bola debaixo do braço. Com a simplicidade de sempre, como se não tivesse feito nada.