Os craques do Ajax celebram a vitória histórica sobre a Juventus, em Turim
Os craques do Ajax celebram a vitória histórica sobre a Juventus, em Turim / Luca Bruno – AP/AE

O Ajax foi novamente o assunto da semana no futebol europeu. No mesmo dia que Messi dava um novo show contra o Manchester United na classificação do FC Barcelona para as semifinais da Champions League, o clube holandês voltou a assombrar a Europa com um futebol total que digno da sua história.

Primeiro, derrubou o Real Madrid nas oitavas de final com uma virada espetacular no Bernabéu. Agora, após um empate em Amsterdã no duelo de ida, venceu a Juventus de Cristiano Ronaldo por 2 a 1 em Turim com uma atuação sensacional.

Especialmente dos jovens talentos da equipe. Entre eles, o brasileiro Neres e o holandês De Ligt, capitão da equipe com apenas 19 anos e autor do gol da vitória. Um triunfo histórico que volta a colocar o Ajax entre os quatro melhores clubes da Europa 22 anos depois.

O adeus do City de Guardiola

A outra surpresa da rodada foi a eliminação do Manchester City do técnico Pep Guardiola. Os ‘Citizens’ caíram por 4 a 3 diante do Tottenham em um duelo eletrizante disputado no Etihad Stadium, em Manchester.

Um confronto que teve o árbitro de vídeo como protagonista no final, com duas decisões cruciais para a definição da vaga. Pior para o Guardiola que viu o gol que daria a classificação ser justamente anulado. A maldição da Champions persegue o técnico catalão.

No outro duelo a rodada, o Liverpool confirmou o favoritismo com uma goleada por 4 a 1 sobre o FC Porto, no Estádio do Dragão, na cidade do Porto. O clube inglês agora enfrenta o Barça nas semifinais.

Llorente (ao centro) comemora o gol da classificação do Tottenham contra o Manchester City
Llorente (ao centro) comemora o gol da classificação do Tottenham contra o Manchester City / Jon Super – AP/AE