O novo escudo do Barça
Assim seria o novo escudo do Barça, sem a sigla FCB e com menos listras na parte inferior / FCB

O FC Barcelona apresentou nesta quinta-feira uma proposta de atualização de um dos seus maiores símbolos, o escudo.

Entre as principais mudanças apresentadas estão a desaparição da sigla FCB e a diminuição do número de listras na parte inferior do escudo de sete para cinco.

A última atualização do escudo do Barça ocorreu em 2002 e a nova mudança faz parte do plano estratégico de potencialização internacional da sua marca.

Segundo o comunicado do clube catalão, a proposta surgiu porque o escudo necessita se adaptar aos novo tempos, algo que já foi feito pelo Barça diversas vezes ao longo da sua história.

Para o Barça, o novo escudo enfatiza as raízes do clube e seus elementos históricos, as cores azul e grená ganham protagonismo e a bola, que simboliza o estilo de jogo culé, aparece mais centralizada. O formato se mantém intacto e o resultado na opinião dos criadores é que surge um escudo mais homogêneo, harmônico e luminoso.

A nova versão do escudo culé já foi aprovada pela diretoria do clube e ainda será submetida para a aprovação dos sócios através do voto na próxima assembleia do clube, no dia 20 de outubro de 2018. Caso seja aprovado, a nova versão do escudo seria utilizada a partir da temporada 2019/20.

Abaixo, confira a evolução do escudo do Barça ao longo dos anos.