Guardiola segue sem dar pistas sobre o seu futuro. Foto: LD Sport News

Guardiola conquistou o direito de controlar o tempo. Isso sem ter poderes mágicos nem poções mirabolantes dignas de uma biblioteca de alquimista. O tempo que o técnico catalão maneja como quer é o da sua permanência no comando do FC Barcelona. Com esse poder nas mãos, o treinador criou neste final de temporada um suspense desnecessário sobre a sua continuidade no clube catalão.

Ao contrário de outros treinadores que buscam fazer contratos duradouros e com cláusulas de rescisão milionárias, Guardiola só assina compromissos com duração de uma temporada. É o seu particular modus operandi. O problema é que nos anos anteriores, o técnico nunca tinha demorado tanto para anunciar a sua renovação com o Barcelona.

O mistério criado nesta temporada está deixando agoniada a torcida do Barça, os seus dirigente e os próprios jogadores. “Quero ter a sensação de que tudo está bem para que possa continuar com tranquilidade”, afirmou Guardiola há algumas semanas após ser questionado sobre o tema. A pergunta é: Que sensação é essa?

Ele tem um salário milionário, venceu 13 dos 16 títulos que disputou como técnico desde que assumiu o Barça em 2008, é querido e respeitado em toda a Catalunha. Além de ser um símbolo de um clube onde passou a maior parte dos seus 41 anos de vida. Então, ninguém consegue imaginar qual seria a sensação que poderia estar faltando para Guardiola.

Muitos pensaram que o técnico revelaria sua decisão na coletiva da última sexta-feira, na Cidade Esportiva Joan Gamper, em Barcelona. Só que uma vez mais o anúncio foi adiado. Para a imprensa, o assunto já se tornou um cansativo teatro mediático que todos sabem como terminará. Afinal, ninguém crê que Guardiola seja capaz de abandonar o seu clube do coração a poucos dias do final da temporada.