Esse é um blog que fala normalmente do futebol europeu, mas hoje abrirá uma exceção para falar da Copa América. A verdade é que a competição em si não interessa muito, mas o desfecho dela já é outra história.

A Argentina venceu o Brasil por 1 a 0 no Maracanã e acabou com um jejum de 28 anos sem título. Mas a grande notícia mesmo é que Messi conquistou o seu primeiro título com a camisa da seleção principal do seu país. Algo que faltava em uma carreira simplesmente brilhante.

Mas como ele mesmo disse após a vitória, parece que alguma força superior tinha reservado a hora e o lugar perfeito para quebrar esse tabu. “Sinto que Deus guardou esse momento para mim, contra o Brasil na final e na casa deles”, declarou.

Leo Messi tinha perdido quatro finais com a camisa da Argentina. Aguentou todos os tipos de críticas por isso, especialmente dos seus compatriotas. E muitos não acreditavam que essa história podia mudar.

Mas ela mudou. E muito. Messi não apenas conquistou o título da Copa América. Também ganhou o prêmio de melhor jogador, de artilheiro (4 gols) e o de líder em assistências, com cinco. Algo nunca visto. Em outras palavras: barba, cabelo e bigode. E no Maracanã.

Messi não tem apenas um título invicto com a Argentina em pleno território brasileiro. Ele tem o seu próprio ‘Maracanazo’ para contar.