LIVERPOOL 4-0 CRYSTAL PALACE
Os craques do Liverpool celebram a goleada por 4 a 0 sobre o Crystal Palace, na última quarta-feira, um dia antes da confirmação matemática do título da Premier League / Phil Noble – AP/AE

O Liverpool voltou a conquistar o Campeonato Inglês após 30 longos anos de espera. Os Reds confirmaram matematicamente o título nesta quinta-feira (25/06), após a derrota do Manchester City – segundo colocado – por 2 a 1 diante do Chelsea, em Londres.

A conquista foi a recompensa para uma campanha brilhante e repleta de recordes. Foi também o seu 19º título de campeão inglês do Liverpool e o primeiro desde que a competição mudou o seu formato e passou a ser chamada Premier League – na temporada 1992/93.

Os números do Liverpool até o título foram arrasadores. O clube somou 81 pontos em 31 rodadas, com 28 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Além disso, marcou 70 gols e sofreu 21, um saldo positivo de 49 gols.Uma façanha que garante para a atual geração da equipe um lugar de honra na história do clube.

Tudo isso sob o comando do técnico alemão Jürgen Klopp, que após conquistar a Liga dos Campeões, garantiu outro troféu inesquecível para os torcedores reds e é adorado em Liverpool como se fosse o quinto Beatle.

Recordes históricos

O primeiro título da Premier League do Liverpool veio acompanhado de alguns recordes históricos. Um deles foi somar 21 vitórias nos seus primeiros 22 jogos, algo único em toda a história da competição.

Também estabeleceram o maior número seguido de vitórias em casa (23 até o momento) e o título mais ‘rápido’ da história da Premier League, com sete rodadas de antecedência e 23 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. O que poderia ter sido confirmado antes também se não fosse a pausa no campeonato por culpa da pandemia da Covid-19.

E até o término da competição, o Liverpool poderia superar outro recorde, os 100 pontos conseguidos pelo Manchester City de Guardiola da temporada 2017/18. Para isso, os Reds teria que somar 15 dos 21 pontos que ainda estão em jogo.