O técnico Quique Setién durante a sua estreia pelo Barça, na vitória por 1 a 0 sobre o Granada, no Camp Nou, pela Liga Espanhola.
O técnico Quique Setién durante a sua estreia pelo Barça, na vitória por 1 a 0 sobre o Granada, no Camp Nou, pela Liga Espanhola. / Joma Garcia – AE

Passada a ressaca informativa da estreia de Quique Setién como técnico do FC Barcelona, é possível fazer uma avaliação mais completa do desempenho culé na primeira partida sob o comando do novo treinador.

De um modo geral, tanto a imprensa como a torcida ficaram felizes e otimistas com o que viram. O Barça venceu o Granada por 1 a 0 com gol de Messi, no Camp Nou, pela 20ª rodada da Liga Espanhola e segue líder do campeonato.

Apesar da escassez de gols, a atuação da equipe em muitos momentos fez lembrar a melhor versão do próprio Barça, que atingiu seu apogeu especialmente na etapa de Pep Guardiola no comando do clube.

O Barça de Setién foi melhor na pressão, teve mais posse de bola, rapidez e toques precisos. Além dos promissores primeiros minutos na temporada de Riqui Puig (20 anos), o que confirma as palavras do treinador que apostaria nos talentos da base.

Números impressionantes

O efeito imediato da chegada de Setién se refletiu principalmente na posse de bola. Com um 82% de domínio, o Barça de Setién se aproximou de alguns registros históricos da etapa de Guardiola – 84% diante do Racing e 83,9% contra o Levante, ambos em 2011.

Também conseguiu a façanha de realizar 1005 passes (recorde da temporada) e se aproximou das marcas obtida contra o Levante em 2011 (1046) e na temporada 2012/13 (1035). Entretanto, não faltaram críticos ao desempenho azul-grená na estreia de Setién,.

Todos na linha de que o domínio mostrado pelo Barça não é eficiente a hora de marcar gols. E isso com base em apenas uma partida. O melhor mesmo é deixar a bola rolar para ter uma ideia melhor do vai acontecer.