Messi corre para celebrar com o seus companheiros o 14º título do Barça durante a ´Era Guardiola´. Foto: Andres Kudacki AP/AE

O futebol às vezes proporciona histórias que nem o melhor escritor seria capaz de criar. A trajetória de Pep Guardiola é uma delas. O técnico catalão começou a escrever a sua lenda justo numa final contra o Athletic de Bilbao, no dia 13 de maio de 2009, em Valência. Naquela data, o Barça goleou o time basco por 4 a 1 numa decisão de Copa do Rei e Guardiola conquistou o seu primeiro título como treinador profissional.

Era o primeiro de muitos e ele nem imaginava que menos de três anos depois daquela façanha seria considerado o treinador mais vitorioso da história do Barça e o que mais títulos ganharia no futebol mundial em menos tempo. Mas como até os mitos se cansam, Guardiola surpreendeu anunciando a sua saída do clube catalão no final desta temporada. E o destino lhe preparou uma despedida especial.

Desse modo, encerrou um ciclo histórico no Barcelona da mesma maneira como começou: disputando uma final de Copa do Rei contra o Athletic de Bilbao. Dessa vez a partida foi disputada em Madri, no estádio Vicente Calderón, mas o final foi idêntico. O Barça voltou a golear a equipe basca (desta vez por 3 a 0) e conquistou o seu 26º título da competição mais tradicional do futebol espanhol.

Também foi o 14ª título dele em 17 disputados durante sua etapa como técnico culé. E com um gostinho especial já que foi diante do seu ´mestre´, Marcelo Bielsa. Guardiola tinha pedido aos seus jogadores que dessem o máximo em campo no seu adeus. Só não esperava tamanha obediência. O Barça precisou de menos de 30 minutos para abrir três gols de vantagem e definir a final. Pedro, duas vezes e Messi foram os goleadores da partida.

Guardiola sempre comentou que os jogadores dele só iam ter a noção exata do que conseguiram nessas últimas quatro temporadas dentro de uns 30 anos. Mas será que ele mesmo tem noção do que fez? Graças à ele, o futebol voltou a ser mais alegre, o Barça se converteu no melhor time do mundo e as páginas que ele escreveu nos últimos anos já são eternas.