O Felipão mostrou que realmente sabe dar consistência a qualquer time. Ainda mais se essa equipe é a Seleção Brasileira. Foto: Dhavid Normando - Futura Press/AE

Podem reclamar que ele é teimoso e muitas vezes mal-humorado, entre outras coisas. Mas não dá para negar que o técnico Luis Felipe Scolari sabe transformar qualquer equipe criticada num grupo competitivo. Além de ter um poder de motivar os seus jogadores que poucos treinadores no futebol possuem. A vitória do Brasil na final da Copa das Confederações foi a cara dele.

A Seleção Brasileira jogou com qualidade, força e espírito de luta. No dia anterior, foi justamente o que ele tinha dito que seria necessário para vencer os espanhóis. Também afirmou na véspera: “queremos vencer jogando bem”. O Brasil fez tudo isso e a tão temida Espanha nunca correu tanto atrás da bola como no último domingo. Uma surra histórica que deu a volta ao mundo e que deixou o brasileiro uma vez mais orgulhoso da sua Seleção.

Foi a 30ª final de Felipão como treinador e o 19º título conquistado por esse gaúcho de sucesso. Apesar de tudo, reconheceu de maneira humilde que ainda falta muito trabalho pela frente, mas que ao menos agora será feito de forma mais tranquila. “Agora poderemos trabalhar com mais tranquilidade e confiança para a próxima Copa do Mundo. Ainda estamos longe de conseguir o nível da própria Espanha, da Alemanha ou da Argentina. Mas mostramos que podemos chegar lá”.