Os irmãos Ari e Óscar Mingueza, um caso único no futebol espanhol.
Os irmãos Ari e Óscar Mingueza, um caso único no futebol espanhol. / www.fcbarcelona.com

Ter um filho que consiga se tornar profissional de um clube como o FC Barcelona já é algo bastante difícil. Agora, imagina ter dois. Nesse caso específico, um garoto e uma garota, que defendam as equipes masculina e feminina do Barça, respectivamente.

Nesse contexto, a família Mingueza tem motivos de sobra para se orgulhar. Formados na Masia, Oscar Mingueza (21 anos) e sua irmã, Ari Mingueza (17 anos), estrearam na atual temporada como profissionais do Barça.

Oscar fez a sua estreia no dia 20 de novembro de 2020, na vitória do Barça por 4 a 1 fora de casa contra o Dínamo de Kiev, pela Champions League. Já Ari estreou no último dia 6 de março pelo Barça Feminino, na vitória por 3 a 0 sobre o Santa Teresa.

Ambos dedicaram até o momento todo a sua vida esportiva ao clube catalão e acabaram recompensados se tornando o primeiro caso no futebol espanhol em que dois irmãos atuam no mesmo clube, mas em equipes diferentes (masculino e feminino).

Outros irmãos culés

O caso dos irmãos Mingueza é único na Espanha pelo fato deles jogarem por equipes distintas. Mas o Barça já teve outros casos de irmão que coincidiram na equipe profissional.

São eles: Thiago e Rafinha Alcántara; Giovani e Jonathan dos Santos; Frank e Ronald de Boer; Lorenzo e Joaquim Rifé; e César e Ricardo Rodríguez.

Caso idêntico na Alemanha

No futebol europeu, podemos encontrar outra história idêntica a dos irmãos Mingueza. Na Bundesliga existe o caso dos irmãos Florian Wirtz e Julianne Wirtz, que atuam nas equipes masculina e feminina do Bayer Leverkusen, respectivamente.