Foto: LD Sport News

O lateral Adriano Correia Claro (27 anos) vive um grande momento no FC Barcelona. Desde a sua chegada ao melhor clube do mundo – em julho de 2010 – o jogador brasileiro teve a oportunidade de aprender coisas novas e de conquistar títulos inéditos como profissional. Alguns deles, com uma grande dose de protagonismo como no caso do Mundial de Clubes FIFA 2011, onde marcou dois gols na semifinal e garantiu o Barça na decisão do campeonato.

Outro motivo de orgulho para o atleta foi o de poder cumprir o seu objetivo de regressar à Seleção Brasileira, uma das suas prioridades após a sua contratação pelo Barcelona. Adriano voltou a ser convocado para o grupo do técnico Mano Menezes que fará um amistoso nessa terça-feira, contra a Bósnia, na Suíça .

O Blog LD Sport News e o jornal Tribuna do Paraná tiveram o prazer de entrevistar o lateral Adriano logo nos seus primeiros dias na capital da Catalunha. Um ano e meio depois, o jogador  volta a falar com o diário que segue a sua trajetória desde as categorias de base do Coritiba e revela as experiências vividas durante sua etapa no Barcelona. Acompanhe! (CONFIRA O VÍDEO EXCLUSIVO COM A ENTREVISTA DO LATERAL ADRIANO)

LD Sport News – Ao ser contratado pelo Barcelona em 2010 você afirmou que seria mais fácil conseguir os títulos importantes que faltavam na sua carreira. E conseguiu em pouco mais de um ano e meio. Esperava tanto êxito em tão pouco tempo?

Adriano – Realmente não esperava. Você almeja uma coisa, define um objetivo, mas na verdade não sabe quando vai alcançar. Só que graças a Deus não só no Barcelona, como em toda a minha carreira foi tudo muito rápido, ganhei títulos rápidos. Foi assim na Seleção Brasileira, no Coritiba, no Sevilha e aqui no Barça a mesma coisa. Em pouco mais de uma temporada, consegui os três títulos que me faltavam: a Champions League, a Liga Espanhola e o Mundial de Clubes.

LD Sport News – Outro ponto que você comentou ao chegar em Barcelona era que buscaria aprender tudo o que o clube pudesse oferecer para aumentar o seu potencial como atleta. Em quais aspectos você melhorou como profissional?

Adriano – Acho que na parte tática melhorei muito na marcação. Mas também aprendi a ter paciência. Aqui existe um grupo em que a maioria são jogadores de seleção  e a concorrência é muito grande. Sabemos que não vamos jogar todas as partidas, até porque aqui não existe isso de titular ou não. Você tem que ser paciente e trabalhar a cada dia para conquistar seu espaço no clube.

LD Sport News – Formar parte do elenco do melhor time do mundo é um privilégio para poucos e isso traz fama e reconhecimento internacional. Sua vida pessoal sofreu alguma transformação significativa após ser contratado pelo FC Barcelona?

Adriano – Transformação sempre sofre. Com relação a isso meu pensamento foi sempre o de ser discreto, de não chamar a atenção.  Só que jogando no Barcelona fica difícil porque a repercussão é muito grande, devido ao próprio clube, aos títulos e até porque depois de chegar aqui voltei a ter continuidade na Seleção Brasileira. E isso faz você ser mais reconhecido. Acho que o importante é saber separar as coisas boas e as coisas ruins de tudo isso.

O lateral Adriano celebrando um dos gols que marcou no Mundial de Clubes FIFA 2011, no Japão.

LD Sport News – Na sua opinião, qual é a principal qualidade desse time que lhe converte num dos mais admirados de todos os tempos?

Adriano – Acho que o trabalho que o Guardiola implantou como técnico do clube, a disciplina tática e a qualidade na hora de conservar a posse de bola que é algo muito difícil de se ver no futebol. A união do grupo também ajuda. Apesar de ser um elenco com os melhores jogadores do mundo, aqui não existe esse negócio de vaidade, de estrelismo. Isso é o que faz do Barcelona um clube forte.

LD Sport News – Apesar de estar na final da Copa do Rei e de seguir como favorito na Champions League, nesta temporada o Barça parece estar perdendo a briga para o Real Madri na disputa do Campeonato Espanhol. O que aconteceu de errado para que o maior rival tenha uma vantagem de 10 pontos nesta altura do campeonato?

Adriano – É difícil explicar o que aconteceu, mas acho que na metade da temporada deixamos escapar alguns pontos importantes e isso foi crucial para que o Real Madri abrisse essa vantagem. Não podemos falhar mais, mas nada é impossível. Acredito que somando pontos de três em três podemos alcançá-los, até porque estou certo que eles também vão falhar até o final do campeonato.

LD Sport News – Um assunto que está deixando a torcida, os dirigentes e os próprios jogadores do Barça agoniados é o suspense do técnico Guardiola sobre a sua renovação. A única certeza é que todos desejam a sua permanência. O que possui esse treinador que lhe converte em alguém tão admirado por todos?

Adriano – Creio que o segredo é que ele conhece muito bem o clube, é como a casa dele. Além disso, sabe perfeitamente como conduzir um elenco, como motivar um jogador. Ele consegue fazer você pensar que tudo é possível. Então, a partir daí as coisas começam a acontecer.  Nós jogadores acreditamos que ele acabará renovando com o Barcelona e que seguirá muitos anos por aqui.

LD Sport News – Você convive diariamente com Lionel Messi, eleito três vezes o melhor jogador do mundo. Como você explica a qualidade inigualável da principal estrela do futebol mundial?

Adriano – É um jogador espetacular, muito bom mesmo em todos os aspectos. Sempre busca fazer o melhor em cada partida. Essa vontade que ele tem de ganhar sempre faz com que melhore a cada dia. E nunca se acomoda, apesar de tudo o que já fez.  Acho que ele pode ser o melhor jogador do mundo sempre que quiser.

LD Sport News – Jogar no Barça tem outra vantagem: morar em Barcelona. Uma cidade com infinitos encantos…

Adriano – Nem me fale, adoro esta cidade. Quanto mais você conhece, mais impressionado fica. Sempre que posso busco conhecer novos lugares, principalmente novos restaurantes. Sempre que posso também vou à Praia, relaxar um pouco.  Estou feliz em Barcelona e espero poder ficar muitos anos por aqui.

O craque num dos momentos da entrevista exclusiva realizada no último fim de semana, na Cidade-Esportiva Joan Gamper, em Barcelona. Foto: LD Sport News

LD Sport News – Uma das suas prioridades após a contratação pelo Barcelona era voltar a integrar o elenco da Seleção Brasileira e conseguiu em pouco tempo. Agora, voltou a ser convocado por Mano Menezes para o amistoso contra a Bósnia. Começa a conquistar o seu espaço na equipe para as competições futuras, incluindo a Copa de 2014, no Brasil?

Adriano – Eu creio que sim e espero poder seguir na Seleção Brasileira até a próxima Copa do Mundo. Seria a realização de um sonho. Ainda mais porque será em nosso país. Vai ser uma festa muito bonita e todos esperamos que a Taça fique por ali mesmo.

LD Sport News – Acredita que a Seleção Brasileira tenha posibilidades reais de conquistar a próxima Copa diante da sua torcida?

Adriano – Acredito que sim, mas será complicado. Existem outras seleções que estão muito bem atualmente, com uma base formada há anos e isso lhes dá uma certa vantagem. Nós ainda somos um grupo em formação e não sabemos se os jogadores de hoje serão os mesmos da Copa. Até porque creio que o técnico Mano Menezes estará pensando agora mais nos jogos olímpicos de Londres. Mas estamos num bom caminho. Acredito que se estamos unidos e conseguimos fazer o que sabemos, nossas chances são boas para conquistar a próxima Copa.

FICHA TÉCNICA

Nome: Adriano Correia Claro

Data de Nascimento: 26/10/1984

Local de Nascimento: Curitiba – PR

Altura: 1,72m

Peso: 67kg

TÍTULOS

Coritiba FC: Campeonato Paranaense (2003 e 2004.)

Sevilla FC: Copa da Uefa (2005/06 e 06/07); Copa do Rei da Espanha (2006/07 e 2009/10); Supercopa da Europa (2006) e Supercopa da Espanha (2007).

FC Barcelona: Liga Espanhola (2010/11); Champions League (2010/11); Supercopa da Europa (2011); Supercopa da España (2011) e Mundial de Clubes FIFA (2011).

Seleção Brasileira: Mundial sub-20 (2003) e Copa América (2004).