Agentes de saúde controlam a temperatura dos torcedores antes de uma partida na Itália.
Agentes de saúde usam um termômetro nos torcedores antes da partida entre Lecce x Atalanta, no último domingo, na Itália. Se algum tem febre, tem a entrada vetada ao estádio. / Donato Fasano – LaPresse/AE

O Coronavírus se transformou no grande protagonista dos meios de informação e desde que foram detectados os primeiros casos na China, em dezembro do ano passado, mudou também a vida de milhões de pessoas em todo o planeta.

Uma epidemia global que trouxe pânico e cujo medo já chegou ao esporte, ameaçando a realização de jogos de diferentes modalidades e também os grandes eventos internacionais.

O futebol italiano foi o mais afetado até o momento, com diversas partidas disputadas a portas fechadas e outras suspensas. Até o duelo decisivo entre Juventus e Inter, que deveria ter sido disputado no último domingo (01/03) a portas fechadas, foi cancelado.

Nas outras modalidades, se destaca também o cancelamento nos últimos dias do GP do Catar de motos e o adiamento do GP da Tailândia pelo governo tailandês.

O tênis, o basquete, a halterofilia, o triátlon e o beisebol também tiveram jogos a portas fechadas e eventos adiados na Europa.

Futebol espanhol

O governo espanhol decidiu que por enquanto não vai elevar o nível de risco, nem proibir os eventos com alta concentração de pessoas. Mas que provavelmente serão tomadas algumas medidas de contenção que podem afetar principalmente o futebol.

O responsável do Centro Nacional de Coordenação de Alertas e Emergências, Fernando Simón, comentou nessa semana que uma das medidas previstas é não permitir que torcedores italianos da zona de risco viajem à Espanha para acompanhar as suas equipes.

“Não é lógico que na Itália os jogos sejam disputados a portas fechadas e que aqui venham 10 mil torcedores italianos”, declarou. Vale destacar que há duas semanas o Valencia enfrentou o Atalanta em Milão e alguns torcedores e jornalistas espanhóis voltaram contaminados pelo Coronavírus.

No seu regresso a Espanha, o clube espanhol tomou medidas preventivas como, por exemplo, cancelar as entrevistas coletivas.

Nesse contexto, é provável que a medida de proibir os torcedores italianos na Espanha afete o Napoli, que não terá a sua torcida no jogo da volta das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o FC Barcelona, em Barcelona.

Olimpíadas e Eurocopa

As Olimpíadas de Tóquio e a Eurocopa que deveriam ser disputadas normalmente em 2020 estão sob a ameaça pelo Coronavírus. O Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniu nesta terça-feira e declarou que não tomará nenhuma medida excepcional pelo menos até maio.

O Ministro Olímpico do Japão, Seiko Hashimoto, inclusive revelou que o contrato assinado pelo COI permite que os jogos olímpicos, que originalmente deve ser realizado de 24 de julho a 9 de agosto, sejam disputados até o final de 2020.

A Eurocopa, que pela primeira vez será disputada em um formato com 12 sedes, entre os dias 12 de junho e 12 de julho, também está ameaçada. E só a diminuição da propagação do vírus pode garantir a realização desses eventos. Até lá, tudo é uma incógnita.