Giovani dos Santos, na casa dele, com a ´Bola de Prata´ conquistada no Mundial sub-17 de 2005. Foto: LD Sport News (Gloria Tapia)

Não foi a primeira vez que Giovani dos Santos (23 anos) deu um show particular contra a Seleção Brasileiraveja o golaço de Giovani contra o Brasil. Ele já tinha experimentado essa sensação na final do Mundial sub-17 de 2005, disputado no Peru.

Naquela ocasião, o jovem atacante mexicano infernizou os zagueiros brasileiros e construiu uma goleada histórica por 3 a 0 que rendeu o primeiro título mundial ao México. Não marcou na decisão, mas acabou eleito ´Bola de Prata´ da competição.

O Blog LD Sport News acompanha a carreira de Giovani dos Santos desde os seus primeiros passos nas categorias de base do FC Barcelona. Essa proximidade me rendeu uma boa amizade com o pai do garoto, o brasileiro Zizinho, com quem tive a oportunidade de jogar algumas ´peladas´ em Barcelona.

Nesta semana, após ver o que Giovani tinha feito no amistoso contra o Brasil, liguei para o pai dele: “O Giovani tá ficando acostumado a ganhar do Brasil hein Zizinho”, comentei. “Você viu só? O garoto encheu a familia de orgulho”, respondeu. “Mas e essa mania de jogar bem contra a Seleção Brasileira?”, perguntei. “O fato de eu ser brasileiro e dele ter essa relação de sangue com o Brasil é o que lhe dá essa motivação extra”, explicou.

Giovani atualmente atua no Tottenham, da Inglaterra, mas Zizinho revelou que o garoto deseja voltar para a Liga das Estrelas. “Ele quer voltar a jogar na Liga Espanhola, a mais forte do mundo”, comentou. “Ele gosta muito do futebol espanhol e assim também poderia estar mais perto da família”, completou.

A famiília de Zizinho é uma daquelas que respira futebol. Seu filho mais velho, Éder dos Santos, atua na primeira divisão do futebol mexicano. E o mais novo – Jonathan dos Santos – já atua no time principal do FC Barcelona e é uma das grandes promessas do clube catalão.O próprio Zizinho também foi jogador profissional durante muitos anos no México. No Brasil (no inicio da sua carreira), atuou no Santos e no São Paulo.