Tite, na coletiva em Wembley
Tite devolveu o Brasil ao caminho das vitórias e fechou um 2017 brilhante/ Lucas Duarte

A Seleção Brasileira fechou o ano de 2017 com um amistoso contra a Inglaterra, no lendário estádio de Wembley, em Londres, diante de 84.565 torcedores. Um duelo entre duas seleções tradicionais em um dos principais templos do futebol europeu. O jogo em si e o desempenho do Brasil não foram o esperado, mas pelo menos serviu para o técnico Tite testar a sua equipe contra um adversário de peso e com características extremamente defensivas.

Algo bastante útil na preparação para a Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018 e que na opinião do treinador brasileiro serviu como um aprendizado. “Montamos a equipe contra uma defesa com cinco jogadores. Nesses casos, temos que finalizar mais de média distância”, declarou Tite, após a partida. “Em uma defesa com cinco um sempre tem que sair para pressionar e quando ele sair vai te dar espaço”, acrescentou.

Apesar das dificuldades, Tite afirmou que o Brasil merecia vencer a partida. “Apesar das poucas oportunidades, as melhores foram nossas. No segundo tempo, nossos espaços de infiltração foram maiores”, explicou Tite, que pela terceira vez em 17 partidas no comando da seleção, não conseguiu balançar as redes rivais.

Neymar, contra a Inglaterra
Neymar foi o principal destaque do Brasil em Wembley / Alastair Grant – AP/AE

Entretanto, isso não tira o mérito da Seleção Brasileira em um ano exemplar. Foram 11 jogos (seis oficiais e cinco amistosos) com um retrospecto de sete vitórias, três empates e apenas uma derrota. Além disso, o Brasil de Tite foi o primeiro a conseguir a vaga na Rússia 2018 e fez o torcedor brasileiro voltar a ter esperança após conviver com a ‘aberração’ que era o time do Felipão na fatídica Copa do Mundo disputada no Brasil, em 2014.

Neymar: “Foi um ano positivo”

Neymar Jr. foi um dos destaques do Brasil contra a Inglaterra e após a partida também ressaltou o desempenho da Seleção Brasileira em 2017. “Foi um ano positivo, de felicidade para nós. Conseguimos a classificação antecipada para a Copa do Mundo e crescemos como equipe de uma forma extraordinária”, analisou.

A principal estrela do futebol brasileiro destacou a felicidade do elenco por tudo o que a equipe conquistou no ano que está próximo de finalizar. “A vaga na Copa foi um grande alívio, ficamos felizes e entusiasmados porque era algo que gente buscou. Mas sempre queremos mais, sabemos que podemos melhorar e isso é o mais importante”.

Alves, na sal de imprensa de Wembley.
Alves foi capitão do Brasil pela 3ª vez sob o comando do técnico Tite / Lucas Duarte

Alves: “Temos que almejar coisas melhores”

Contra a Inglaterra, Daniel Alves vestiu a braçadeira de capitão da Seleção Brasileira pela terceira vez sob o comando do técnico Tite. Após a partida, o atleta que mais vestiu a camisa do Brasil na atualidade falou sobre as dificuldades encontradas no duelo contra os ingleses, mas garantiu que é algo normal nos dias atuais.

“Hoje existe muita dificuldade para você ganhar, conseguir classificações contra outras seleções históricas e tudo isso te obriga a estar sempre se atualizando para manter o nível e poder competir”, comentou. “Isso serve para nós também, não podemos nos contentar com feitos e temos que sempre almejar conseguir coisas mais importantes”, concluiu.

Abaixo, confira a festa no estádio de Wembley, em Londres, durante a entrada em campo das seleções da Inglaterra e do Brasil.