Tito Vilanova sabe que não será fácil manter o extraordinário nivel da equipe durante toda a temporada. Foto: Manu Fernández / AP

O FC Barcelona perdeu a sua invencibilidade na atual Liga Espanhola. Foram necessárias 20 rodadas para que o clube catalão soubesse o que é perder na principal liga da Europa. O Barça caiu por 3 a 2 diante da Real Sociedad, de virada, no último sábado, no estádio Anoeta, em San Sebastián e a Liga das Estrelas já não tem nenhum invicto.

Apesar disso, a equipe azul-grená segue líder isolada da competição, com 55 pontos em vinte jogos (18 vitórias, um empate e uma derrota). O Atlético de Madrid, segundo colocado, tem oito pontos menos. O Real Madrid, terceiro, está 15 atrás. Mesmo com a cômoda vantagem na tabela, os dois últimos jogos do Barça devolveram a sensação de que o melhor time do mundo também é humano.

Uns dias antes da derrota para a Real Sociedad o Barça apresentou os mesmos problemas diante do Málaga, em casa, pela Copa do Rei. Sofreu um gol nos últimos minutos da partida, após um segundo tempo onde faltou atenção…e garra.

Um Barça vulgar duas vezes seguidas não é algo comum e os alarmes do Camp Nou já dispararam. Os próximos jogos dirão se tudo não passou de um mero relaxamento ou se trata de algo realmente preocupante.