O FC Barcelona aproveitou a oportunidade para abrir vantagem na liderança da LaLiga. O clube catalão enfrentou o Osasuna nesta quinta-feira, no Estádio Olímpico de Montjuic, em partida adiada da 27ª rodada, e não decepcionou. O Barça goleou por 3 a 0 e assumiu a liderança isolada do Campeonato Espanhol, com 63 pontos — três a mais que o Real Madrid, segundo colocado.

Preocupado com o calendário apertado nesta reta final da temporada, o técnico Hansi Flick promoveu quatro mudanças em relação ao time que enfrentou o Atlético de Madrid, na última partida antes da pausa para os jogos de seleções. Uma delas foi a entrada de Ferran Torres no lugar de Lewandowski. Uma aposta que deu resultado.

Com apenas 11 minutos, o Barça já vencia por 1 a 0 graças a um gol do tubarão azul-grená. O domínio culé era absoluto e, poucos minutos depois, Dani Olmo ampliou em cobrança de pênalti. O time segurou a vantagem até o fim de um primeiro tempo de total controle, mas que trouxe a preocupante notícia da lesão de Dani Olmo.

No segundo tempo, Hansi Flick voltou a mexer na equipe e colocou Robert Lewandowski em campo. O artilheiro polonês aproveitou a oportunidade e fechou o placar com um golaço de cabeça, após cruzamento de Fermín López. Foi o 36º gol do artilheiro polonês na temporada, o 23º dele na LaLiga.

Destaque também para o meia Pedri, eleito o MVP da partida, e para Gavi, que voltou a ter uma grande atuação. “Estou muito orgulhoso dos meus jogadores. Não era o melhor dia para disputar essa partida e pagamos caro com a lesão do Dani Olmo”, declarou Hansi Flick após o duelo que marcou a oitava vitória consecutiva do Barça na LaLiga.