A equipe titular mais jovem do Barça no século XXI foi vista contra a Real Sociedad, na atual Liga Espanhola. / Twitter: @FCBarcelona_br
A equipe titular mais jovem do Barça no século XXI foi vista contra a Real Sociedad, na atual Liga Espanhola. / Twitter: @FCBarcelona_br

O elenco atual do FC Barcelona é o mais jovem da história recente do clube catalão. Com 25 anos e 169 dias, a equipe comandada pelo técnico Xavi Hernández possui a menor média de idade do Barça no século XXI.

É importante destacar que essa estatística inclui apenas os atletas que disputam a maioria dos jogos e não o elenco completo. Além disso, o clube não dispõe de informações nesse contexto antes da temporada 2001/02.

Desde 2005 o Barça não tinha um elenco com um média de idade inferior a 26 anos. Naquela época, o clube catalão contava com jovens talentos como Ronaldinho Gaúcho, Eto’o, Puyol, entre outros. Uma temporada que marcou também a estreia de Leo Messi.

A partir daí a média de idade da equipe sempre oscilou entre os 26 e 27 anos, com exceção da temporada 2015/16, cuja média foi de 28 anos e 60 dias (Veja a tabela mais abaixo).

O time titular mais jovem

Quando assunto é apenas o time titular, a escalação mais jovem do Barça no século XXI foi vista há apenas um mês, na goleada por 4 a 1 sobre a Real Sociedad, na Reale Arena, pela segunda rodada da Liga Espanhola

A média de idade da equipe que entrou em campo foi de 24 anos e 45 dias. Os jogadores escalados foram: Ter Stegen, Araujo, Christensen, Eric, Balde, Frenkie de Jong, Gavi, Pedri, Ferran, Dembélé e Lewandowski.

Já no duelo contra o Elche, pela sexta rodada do Campeonato Espanhol, o Barça conseguiu outra marca histórica nesse contexto. O time que terminou (não o titular) a partida tinha uma média de 23 anos e 88 dias.

A média de idade do elenco do Barça no século XXI por temporadas. / Twitter: @FCBarcelona_br
A média de idade do elenco do Barça no século XXI por temporadas. / Twitter: @FCBarcelona_br

Uma equipe de futuro

O Barça do técnico Xavi Hernández está em um nível espetacular nesse início de temporada e já se consolidou como uma equipe de presente e muito futuro. A prova disso é que o clube catalão lidera a lista de candidatos ao prêmio Golden Boy, concedido pelo meio italiano Tuttosport.

Cinco jovens craques do Barça concorrem ao prêmio de melhor jogador do mundo Sub-21. São eles: Pedri (ganhador em 2021), Ansu Fati, Gavi, Balde e Nico – emprestado ao Valencia. Uma geração que tem tudo para fazer história na Catalunha.