O Barça voltou a golear o Real Madrid e está a uma vitória de voltar a ser campeão espanhol. / Ricardo Nogueira
O Barça voltou a golear o Real Madrid e está a uma vitória de voltar a ser campeão espanhol. / Ricardo Nogueira

O FC Barcelona está a um passo do título da LaLiga. O clube catalão voltou a golear o Real Madrid, desta vez pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, em mais um duelo eletrizante sob o comando de Hansi Flick. Mais uma homenagem ao futebol, em um novo show azul-grená diante do eterno rival.

O primeiro tempo foi emocionante. Com apenas 14 minutos de jogo, o Real Madrid já vencia por 2 a 0, com dois gols de Mbappé, um deles de pênalti. Mas o Barça, que nunca desiste, reagiu rápido e partiu com tudo para cima do rival. Eric García, de cabeça, diminuiu o placar cinco minutos após o segundo gol merengue.

O time catalão entrou em modo avassalador e, pouco depois, Lamine Yamal empatou a partida. A virada veio ainda na primeira etapa, com mais uma atuação brilhante de Raphinha. O brasileiro marcou dois golaços e chegou aos 34 gols na temporada, a melhor de sua carreira. Assim, o Barcelona foi para o intervalo com uma vantagem de 4 a 2.

No segundo tempo, o Barça reduziu um pouco o ritmo e passou a controlar o jogo. Apesar disso, desperdiçou várias chances de ampliar e ainda teve um pênalti claríssimo não marcado por toque de mão de Tchouaméni — erro que o árbitro não corrigiu nem com o auxílio do VAR. Todo mundo viu, menos ele.

Aliás, o árbitro principal, Hernández Hernández, e o responsável pelo VAR, Martínez Munuera, tiveram uma atuação desastrosa, claramente favorável ao Real Madrid. Mesmo assim, não adiantou. A equipe merengue ainda descontou com mais um gol de Mbappé, que anotou um novo hat-trick contra o Barça. Mas a reação parou por aí.

“Sempre sou positivo. Não era fácil, mas a equipe tem esse poder de reação, e isso é fantástico”, afirmou o técnico Hansi Flick na coletiva após a partida. “Isso é futebol. Estamos em uma boa posição, mas nunca se sabe o que pode acontecer. Faltam três pontos, e todos os adversários querem nos vencer”, completou.

Apesar do discurso cauteloso do técnico alemão, ninguém duvida que o Barça será o campeão espanhol nesta temporada. A primeira chance de levantar a taça será na próxima quinta-feira, fora de casa, contra o Espanyol, no dérbi catalão. Uma vitória assegura o 28ª título da LaLiga para o Barça. No entanto, o clube catalão poderia ser campeão um dia antes, caso o Real Madrid não vença o Mallorca no Santiago Bernabéu.