Coutinho comemorando um gol marcado contra o Valencia, pela Liga Espanhola / Twitter: @FCBarcelona_br
Coutinho comemorando um gol marcado contra o Valencia, pela Liga Espanhola. / Twitter: @FCBarcelona_br

O FC Barcelona chegou a um acordo com o Aston Villa para a transferência de Philippe Coutinho por 20 milhões de euros, mais 50% do valor de uma futura venda do jogador.

O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira. O Barça agradeceu publicamente o atleta pelo seu compromisso e lhe desejou muita sorte no seu futuro profissional.

Philippe Coutinho foi apresentado como jogador culé em janeiro de 2018 como a contratação mais cara da história do clube. Apenas 17 dias depois fazia a sua estreia pelo Barça, em um duelo contra o Espanyol, pela Copa do Rei.

O começo foi prometedor. Coutinho acumulou minutos, gols e assistências. Marcou um hat-trick nos primeiros meses, ganhou uma Liga Espanhola e foi campeão da Copa do Rei com direito a gol na final. Aí veio a Copa do Mundo da Rússia 2018.

Coutinho foi um dos destaques brasileiros na competição, mas caiu eliminado com o Brasil nas quartas de final, diante da Bélgica. E no seu regresso para Barcelona, nada seria o mesmo.

O atleta apresentou uma queda de rendimento gradual e inexplicável, lesão, desentendimento com a torcida…enfim, todos os elementos necessários para que a relação entre clube/jogador se tornasse insustentável.

Acabou emprestado ao Bayern de Munique, mas o clube alemão não quis exercer o direito a opção de compra e o brasileiro voltou ao Barça para outra etapa sem conseguir render o que todos esperavam dele.

Agora, Barça e Coutinho decidiram colocar um ponto final em uma relação que definitivamente não deu certo e que se transformou no pior investimento do clube catalão em toda a sua história.

106 jogos pelo Barça

Ao todo, Philippe Coutinho disputou 106 partidas com a camisa do Barça. Marcou 26 gols, deu 13 assistências e ganhou cinco títulos – 2 Ligas Espanhola, 1 Supercopa da Espanha e 2 Copas do Rei.