Mourinho deixará o Real Madrid no final da temporada sem deixar saudades. Foto: Andres Kudacki AP/AE

Ele chegou ao comando do Real Madrid em 2010 para ser a pedra angular de um projeto que, em teoria, entraria para a história do clube. Para o presidente Florentino Pérez, José Mourinho era o homem que faltava para acabar com a escassez de títulos merengue e, de quebra, com a hegemonia do rival FC Barcelona no futebol espanhol.

Três temporadas e mais de 400 milhões de euros depois, Florentino Pérez anunciou na última segunda-feira a saída de José Mourinho do clube ao término da atual temporada. Segundo Florentino a decisão foi de ´mútuo acordo´. Desse modo, o técnico português que tinha contrato até 2016 deixa o Real Madrid pelas portas dos fundos e sem deixar saudades.

No que diz respeito a títulos, foi um fracasso. Com um dos melhores elencos do planeta, conseguiu apenas uma Liga Espanhola, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha em três anos. No mesmo período, o torcedor do Real Madrid foi obrigado a ver o rival Barcelona ganhar oito campeonatos. Outro fracasso de Mourinho.

A única coisa que o técnico português conseguiu com louvor foi criar inimigos no futebol espanhol. Menosprezou times, companheiros de profissão e insultou jornalistas de todas as formas. Ofereceu lista de erros de arbitragem. Meteu o dedo no olho de Tito Vilanova. Criou uma absurda Teoria da Conspiração envolvendo organizações internacionais e se perguntou à exaustão: “Por que? Por que?”.

A lista é interminável. No próprio Real Madrid, discutiu públicamente com dirigentes, técnicos das categorias de base, jogadores e mais recentemente criou uma guerra aberta contra as estrelas do clube. Se Mourinho continuasse, metade do time sairia. Por tudo isso, a decisão pelo adeus de Mourinho foi um alívio não só para o Real Madrid, como para todo o futebol espanhol.

O clube merengue inclusive desistiu de cobrar qualquer tipo de indenização. O time que quiser Mourinho pode levá-lo grátis e com um laço vermelho. O Chelsea, que aliás ganhou a Champions League após a saída de Mou, certamente será o destino do The Special One (“O Ser Especial´, como o próprio técnico português se auto-define).

O sonho do Real Madrid de conquistar a 10ª Champions League da sua história já será tarefa para outro treinador. Mourinho também fracassou neste aspecto. Mas o pior de tudo para o torcedor merengue foi que ele nunca fez questão de entender os valores e a grandeza do clube. Por isso aprovaram sua saída. Resumindo: Mourinho já vai tarde. O problema agora é dos ingleses.