O lateral Adriano admitiu após o clássico que ficou surpreso com a decisão de Tito Vilanova. Foto: LD Sport News

A polivalência do lateral brasileiro Adriano Correia Claro (27 anos) já é conhecida no futebol espanhol desde os seus anos no Sevilha. E após a sua chegada ao Barcelona, em 2010, só aumentou. Mas ninguém esperava que ele seria a surpresa do técnico do Barça, Tito Vilanova, para o clássico diante do Real Madri, no último domingo.

Com a defesa toda desfigurada por culpa das lesões de Puyol, Piqué e da ausência de Abidal, Vilanova decidiu colocar Adriano de zagueiro central no clássico. Ao lado de Mascherano formou a dupla de zaga mais baixa do futebol europeu, já que ambos medem menos de 1,75m de altura.

Apesar de tudo, Adriano não se intimidou diante da inédita responsabilidade. “Foi uma surpresa para mim jogar nessa posição, mas agradeço a confiança do treinador”, explicou o jogador natural de Curitiba (PR).

Tito Vilanova também teve palavras para explicar porque preferiu não utilizar o recém-contratado Song ou a nova promessa, Bartra, das categorias de base do clube. “Confio plenamente neles. Fui eu quem trouxe Song ao Barça e colocar Bartra contra o Real Madri seria arriscado para ele. Necessitava rapidez na zaga e Adriano é um velocista. O desempenho dele foi excelente”.