O pódio do GP da Europa: Vettel (1º); Hamilton (2º); e Button (3º). Foto: (www.madeinmotorsport.com)

As regras da Fórmula 1 passaram a ser conhecidas por su antes e depois da ´Era Lewis Hamilton´. Nunca um piloto da máxima categoría do automobilismo deu tanto trabalho para os organizadores com relação ao regulamento como o inglês da McLaren. Desde o seu surgimento na F1, em 2007, Hamilton acumula tantas polémicas como vitórias. No GP da Europa, disputado em Valência, no último domingo, somou mais uma delas e provavelmente acrescentará uma nova mudança nas regras do mundial.

O estilo predador nas pistas do campeão do mundo em 2008 já é famoso. Não descansa até ultrapassar quem está na frente. Em Valência sobrou até para o ´Safety-car´.  Após o assustador acidente de Mark Webber (que por milagre saiu ileso) na oitava volta da corrida, o carro de segurança demorou muito para entrar no circuito e quando fez foi justo entre o líder Vettel e o segundo, Hamilton. Vendo que o rival desaparecería do mapa, o inglês decidiu passar o ´Safety-car´ e se mandou atrás. Alonso e Massa, ambos da Ferrari viram tudo de camarote.

Em teoria é uma manobra proibida, mas na prática seguramente só será definitavemnte vetada depois do que fez Hamilton. O castigo para o inglês foi um simples ´drive-through´ 17 voltas depois do ocorrido, o que beneficiou Hamilton e prejudicou principalmente a Ferrari. O inglês ficou em segundo e aumentou sua vantagem na liderança do mundial de pilotos. Uma gestão horrorosa do assunto por parte do diretor de provas da F1, Charles Whiting. Sem falar na entrada errónea do ´Safety-car´ na pista que interferiu no resultado da prova mais que o árbitro italiano do jogo entre Argentina e México, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo.

Alonso denunciou Hamilton

Hamilton está uma vez mais acusado de romper o ´fair play´ na F1. Foto: (www.madeinmotorsport.com)

Após ver de perto a ultrapassagem de Hamilton ao ´Safety-car´, o espanhol Fernando Alonso decidiu denunciar o inglês pela manobra polêmica. A Ferrari enviou um email a Fia durante a prova e o caso começou a ser investigado. Demorou tanto que Hamilton cumpriu o castigo e ficou na mesma posição ao final da corrida, o que irritou Alonso. “Foi uma carreira manipulada. Quem respeita as normas acaba em oitavo e quem não respeita acaba em segundo. Uma vergonha”, comentou se referindo a ele mesmo e, logo, ao inglês.

Alonso parece ter memória curta para acusar alguém de manipulação. Ou ele já se esqueceu do escándalo de Cingapura em 2008? De qualquer modo, o caso Hamilton é para estudos. Ele é o melhor piloto do atual circo da F1 e demonstra a cada prova. Além disso, parece ser o mais esperto já que toda as brechas no regulamento é ele quem aproveita.  Depois a FIA vai lá e fecha. Qual será a próxima?

Classificação mundial F1 Pilotos (5 primeiros)

1 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 127 pontos
2 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 121
3 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Racing) – 115
4 –Mark Webber (AUS/Red Bull Racing)- 103
5 – Fernando Alonso (Red Bull Racing) – 98

Classificação mundial F1 Construtores (5 primeiros)

1 – McLaren-Mercedes –  248 pontos
2 – Red Bull Racing – 218
3 – Ferrari  – 163
4 – Mercedes GP – 108
5 – Renault – 89