Neymar, na CE Joan Gamper
Neymar, durante uma coletiva na Cidade Esportiva Joan Gamper, em 2015 / Lucas Duarte

O atacante Neymar Jr. levou uma dura invertida na disputa judicial contra o FC Barcelona, na qual exigia o montante de 43,6 milhões de euros (R$ 263,17 milhões) relativo ao bônus pela sua última renovação contratual com o clube, em 2016.

O Tribunal Social 15 de Barcelona além de rejeitar totalmente o pedido do atleta, condenou Neymar a pagar ao clube catalão uma indenização de 6,7 milhões de euros (R$ 40,44 milhões de reais). O atleta brasileiro tem cinco dias para recorrer da decisão.

Já o clube catalão celebrou a resolução do caso através de um comunicado no seu site oficial e nas redes sociais (veja abaixo). Além disso, o Barça assegurou que seguirá até o final defendendo com firmeza os seus interesses.

Entenda o caso

Neymar Jr. processou o FC Barcelona por não ter pago a ele o valor integral referente ao bônus pela sua renovação com o clube em 2016. O jogador brasileiro cobrou 14 dos 43 milhões que teria para receber pela ampliação do contrato.

Porém, o Barça optou por não pagar os 29 milhões de euros que faltavam após Neymar decidir se transferir para o PSG em agosto de 2017, pelo valor recorde de 222 milhões de euros.

Na decisão judicial, ficou determinado que o atleta não tinha direito de receber a quantia exigida. Além disso, deve reembolsar o clube por ter decidido romper o seu contrato antes do tempo sem uma causa justificada.