Neymar, números de líder
Sem Messi, Neymar Jr. terá que ser o líder ofensivo do Barça / FCB

Mais uma vez, Neymar Jr. terá a responsabilidade de ser a grande referência ofensiva do FC Barcelona. Sem Messi, que estará três semanas fora dos gramados por uma lesão na coxa direita, o papel de protagonista volta a cair sobre o atacante brasileiro. Ele terá o desafio de fazer a torcida culé e seus companheiros de equipe notarem o mínimo possível a ausência do astro argentino.

Não será a primeira vez que isso ocorre. Em setembro do ano passado, Messi se lesionou contra o Las Palmas e ficou dois meses em recuperação. Foi quando Neymar sentiu pela primeira vez o peso de ser líder da equipe. Não decepcionou. Ofereceu a sua melhor versão em campo desde a chegada ao clube catalão. Um momento que atingiu o seu apogeu e ficou imortalizado com um gol antológico contra o Villarreal.

GOLS, ASSISTÊNCIAS E TÍTULOS
Outro fator que dá total respaldo para que Neymar Jr. seja a principal referência do Barça são as suas estatísticas com a camisa azul-grená. Desde a sua chegada, o desempenho do atacante não parou de crescer. Teve na sua primeira temporada a mais apagada, com apenas 15 gols e 11 assistências em 41 jogos. E título mesmo, só o da Supercopa da Espanha.

Mas depois disso, deslanchou. Na campanha 2014/15, na qual marcou 39 gols e deu sete assistências em 51 jogos, chegou ao olimpo do futebol europeu com a conquista da tríplice coroa (Liga, Copa e Champions).. Já na temporada seguinte – 2015/16 – baixou o registro goleador, porém o número de títulos e assistências subiu. Foram 31 gols, 20 passes letais em 49 jogos e quatro troféus –  Supercopa da Europa, Mundial de Clubes, Liga Espanhola e Copa do Rei.