Modric com a Bola de Ouro 2018
O meia Luka Modric com a Bola de Ouro 2018, da revista ‘France Football’ / Christophe Ena – AP/AE

Luka Modric é o novo ‘Bola de Ouro’ do futebol mundial. O meia croata, que já tinha conquistado o ‘The Best’ da FIFA e o ‘MVP’ da Copa do Mundo da Rússia 2018, garantiu o seu nome no olimpo do futebol mundial com um ano extraordinário.

E não só isso. Conseguiu aos 33 anos acabar com uma hegemonia da dupla Messi-CR7 que durava uma década e se tornou o terceiro jogador mais velho a conseguir o prêmio da ‘France Football’ – atrás apenas de Stanley Mathews e Lev Yashin, que ganharam com 41 e 34 anos, respectivamente.

“É um sentimento único e uma honra, tenho muitas emoções difíceis de expressar, quero agradecer a todos os que me ajudaram”, afirmou Modric ao receber o prêmio. “Meu sonho de criança era jogar em um grande clube e ganhar troféus, a Bola de Ouro é mais que um sonho”, acrescentou.

A segunda posição da votação ficou para o português Cristiano Ronaldo (atualmente na Juventus) e o atacante do Atlético de Madrid e da Seleção francesa campeã do mundo, Antoine Griezmann, ficou na terceira colocação.

Hegerberg vence entre as mulheres

Ada Hegerberg (23 anos) foi a grande vencedora da primeira edição da Bola de Ouro feminina. A atacante norueguesa do Olympique de Lyon superou na votação a dinamarquesa Pernille Harder, do Wolfsburg, e a sua companheira de equipe, a alemã Dzsenifer Marozsán.

Mbappé: Troféu Kopa

Kylian Mbappé (19 anos) foi o ganhador do Troféu Kopa 2018. O atacante do PSG e da Seleção Francesa campeã do mundo na Rússia foi o primeiro a receber o troféu criado neste ano pela ‘France Football’ para premiar o melhor jogador Sub-21 da temporada.