Com direito a homenagem ao Rei Pelé, a FIFA realizou nesta segunda-feira, na Salle Pleyel, em Paris, a cerimônia de premiação do FIFA The Best 2022, para coroar os melhores atletas do ano passado. Nos prêmios principais, os destaques da noite foram Leo Messi e Alexia Putellas.

O craque argentino do PSG foi eleito pela sétima vez o melhor jogador do mundo pela FIFA, a segunda como The Best. O prêmio veio após Messi liderar com todo o seu talento a conquista do tricampeonato mundial da Argentina no Catar 2022. Um gênio sem limites.

Na categoria feminina, Alexia Putellas foi eleita a melhor jogador do mundo da FIFA pelo segundo ano consecutivo. Mesmo contundida durante boa parte do ano passado, a estrela do FC Barcelona brilhou mais do que as outras enquanto esteve em campo e voltou a ser premiada.

Seleção FifPro Masculina e Feminina

A FIFA também divulgou o time ideal de 2002 em ambas as categorias. No masculino, a equipe escolhida foi: Courtois; Hakimi, Van Dijk e Cancelo; De Bruyne, Casemiro, Modric e Messi; Benzema, Haaland e Mbappé.

No feminino, as onze escolhidas foram: Endler; Lucy Bronze, Maria León e Leah Wiliamsom; Wendie Renard, Alexia Putellas, Keira Walsh e Lena Oberdorf; Alex Morgan, Sam Kerr e Beth Mead.

Melhor goleiro (a)

A inglesa Mary Earps, do Manchester United, foi eleita a melhor goleira de 2002. No masculino, o prêmio foi para Dibu Martínez, do Aston Villla. O goleirão argentino foi uma peça fundamental da sua seleção na conquista da Copa do Mundo do Catar 2022.

Prêmio Puskás

Marcin Oleksy – o jogador polonês amputado – protagonizou um dos momentos mais marcantes da noite ao ganhar o prêmio Puskás, concedido ao autor do gol mais bonito do ano. A pintura foi feita em um duelo entre Warta Poznan e Star Rzeszow, pela liga polonesa.

Melhor técnico (a)

A holandesa Sarina Wiegman, técnica da Seleção da Inglaterra, foi eleita a melhor treinadora de 2022. No masculino, o grande vencedor foi Lionel Scaloni, o comandante da conquista do terceiro mundial da Argentina.