Messi
Messi em ação contra o Atlético de Madrid, no estádio Camp Nou, pela Liga Espanhola

O atacante Lionel Andrés Messi (Rosário, 1987) começou o ano de 2010 da mesma maneira que acabou o ano passado, com gols e diabruras. O astro argentino marcou dois na vitória do FC Barcelona por 4 a 0 sobre o Sevilla, no último sábado (16/01), no estádio Camp Nou, em Barcelona, pela Liga Espanhola e ultrapassou a barreira dos 100 gols com a camisa azul-grená. Para ser mais exato: 101 em 188 partidas oficiais com o Barça.

O melhor jogador do mundo pela FIFA e vencedor da Bola de Ouro em 2009 já revelou que segue com a mesma ambição de títulos e que essa é a mentalidade de todos no clube. “Ninguém na equipe pensa em relaxar. Queremos ganhar sempre e também manter nosso estilo de jogo, de ataque e com a posse de bola”, afirmou após a partida contra o Sevilla.

E quem vai discordar desse fenômeno? Ele é artilheiro da Liga Espanhola com 14 gols e já leva 21 nesta temporada européia (Na 2008/09, marcou 38). Além disso, entrou para a história do clube catalão ao se tornar o jogador mais jovem a superar a cifra centenária de gols, com 22 anos e seis meses – o recorde anterior pertencia à Mariano Martin, com 24 anos e três meses. Até o técnico do Barça, Pep Guardiola, não encontra uma explicação racional para a fase do seu pupilo. “O que Messi está fazendo é uma barbaridade”, afirmou. .

Messi é um gênio em constante progressão e seu talento parece não ter fim. Desde a sua erupção no futebol era visível que ali nascia um craque muito acima da média. Seu primeiro gol foi marcado contra o Albacete, após um passe de Ronaldinho, na vitória do Barcelona por 2 a 0 na Liga Espanhola, em 2005. Era o dia 1º de abril daquele ano. E não, não era mentira.

Messi
Um show contra o Sevilha. Dois gols e repertório de dribles

RAIO-X: As formas de marcar

Total: 101 gols em 188 jogos.*

  • Jogadas: 88
  • Pênalti: 11
  • Falta: 2
  • Perna esquerda: 82
  • Perna direita: 12
  • Peito: 1
  • Mão: 1
  • Cabeça: 5
Curiosidade

O Atlético de Madrid é a principal vítima de Leo Messi. O argentino soma um total de 10 gols contra o time madrilenho.

*Dados computados até o dia 20.01.2010.