Fernando Alonso celebrou a vitória diante da sua torcida com a bandeira da Espanha. Foto: Manu Fernández AP/AE

Foi um daqueles domingos para o torcedor espanhol da F1 não esquecer jamais. Um total de 94.831 espectadores lotaram o circuito da Catalunha, em Barcelona, formando uma autêntica ´maré vermelha´ em apoio ao espanhol Fernando Alonso. O piloto da Ferrari não decepcionou, deu um verdadeiro show de pilotagem e voltou a vencer o GP da Espanha após sete anos.

Pela primeira vez na história do circuito catalão um piloto conseguiu vencer largando numa posição que não fosse entre os três primeiros. Alonso largou em quinto e, na terceira curva, já tinha deixado dois para trás. Com 14 voltas, já liderava a corrida. O talento do espanhol foi a estrela principal de um espetáculo inesquecível. O piloto da Ferrari conquistou sua 32ª vitória na F1 e superou o lendário inglês Nigel Mansell (31).

O novo triunfo de Alonso lhe converteu no quarto piloto com mais vitórias na história da F1. Somente nomes como Michael Schumacher (91), Alain Prost (51)e Ayrton Senna (41) lhe superam. A vitória do espanhol lhe colocou de volta na briga pelo título desta temporada. Alonso é o terceiro na tabela de classificação, com 72 pontos, atrás de Kimi Raikkonen (85) e Sebastian Vettel (87).

A festa da Ferrari em Barcelona foi completa com o terceiro lugar de Felipe Massa. Após sair em nono, o brasileiro fez uma excelente corrida de recuperação e garantiu seu lugar no pódio. A ´dobradinha´ da escuderia italiana só não foi possível graças a astúcia do finlandês Kimi Raikkonen.

O ´Homem de Gelo´ da equipe Lotus mostrou uma perícia típica dos gênios da F1 ao garantir o segundo lugar no pódio com uma parada menos nos boxes que os seus principais rivais. Além disso, Raikkonen saiu com um menor número de pneus para trocas durante a corrida que os seus adversários e inclusive teve que aproveitar os que foram usados no treino do dia anterior.

Uma estratégia ousada e uma aula de como rentabilizar ao máximo os pneus do carro. Foi um domingo completo para os amantes do automobilismo. O GP da Espanha de F1 deixou claro que essa temporada será repleta de emoções e que vários pilotos estarão entre os candidatos ao título. E o mundial está apenas começando…