Luis Suárez comemora seu hat-trick contra o Granada
Luis Suárez fechou a Liga Espanhola com 40 gols / Daniel Tejedor-AP/AE

Foi o final perfeito. Um hat-trick de Luis Suárez contra o Granada assegurou o bicampeonato espanhol ao FC Barcelona o 24º título da Liga Espanhola da história do clube catalão. Ninguém melhor que o craque uruguaio para exemplificar o trabalho, a garra e a eficiência de um elenco que segue escrevendo lindas páginas na história do futebol moderno.

O craque uruguaio fechou a competição na artilharia isolada, com 40 gols. Números que praticamente lhe garantem também a próxima Chuteira de Ouro, concedido ao maior goleador das principais ligas europeias. Além disso, Suárez atingiu a impressionante marca de 59 gols em 52 jogos disputados. Uma estatística que poderá aumentar na semana que vem, na final da Copa do Rei, contra o Sevilla.

HEGEMONIA FCB

A Liga de Suárez foi também a oitava do Barça nas últimas 13 temporadas, o que volta a evidenciar a hegemonia do Barça no futebol espanhol na última década. Um domínio não só na Espanha, mas na Europa e no mundo. Vale lembrar que o clube catalão também ganhou nesse período quatro Champions League e três Mundiais de Clubes da FIFA, entre inúmeros outros títulos.

Já no âmbito pessoal, destaques para Messi e Iniesta, que conquistaram o seu oitavo título da Liga Espanhola e igualaram o recorde de Xavi Hernández como os craques culés que mais venceram essa competição. Por outro lado, ambos atingiram a marca de 27 títulos conquistados com a camisa do Barça e são os líderes históricos nesse contexto. Dois símbolos da melhor geração da história do futebol moderno. Abaixo, veja o vídeo da festa culé no estádio Nuevo Los Cármenes, em Granada.


FC Barcelona’s League Title celebration 15/16… por fcbarcelona