Leo Messi, MVP da final de Tbilisi
Messi, eleito o melhor jogador da final de Tbilisi / Ivan Secretarev-AP/AE

Acompanho a trajetória de Leo Messi desde quando ele estava nas categorias de base do FC Barcelona. Vi ao vivo e a cores o primeiro e a grande maioria dos gols dele como profissional. Gastei todos os adjetivos disponíveis no dicionário para narrar os feitos dele dentro de campo, os títulos, os recordes universais e as marcas pessoais que acumulou vorazmente com o passar dos anos.

Tive o privilégio como torcedor e mais tarde como jornalista de ver jogar ‘in situ’ alguns dos maiores nomes do futebol. Ronaldo, Ronaldinho, Maradona, Zico, Zidane, Careca, Maldini, Henry, Eto’o, entre outros. Alguns deles, muitas vezes, como é o caso do meu ídolo de infância, Romário. Nunca gostei de fazer comparações, mas decidi jogar a toalha. Na minha opinião, Leo Messi é o maior de todos os tempos.

– “Ah, mas ele não ganhou uma Copa do Mundo”, afirmam alguns. Não importa. O que interessa é que durante mais de uma década ninguém foi tão decisivo como ele. Nem hoje, nem nunca. Em um tempo onde já não se amarra cachorro com linguiça e o equilíbrio predomina no futebol pela técnica ou pela força física, ele faz com que todos pareçam crianças ao lado de um adulto com um talento sobrenatural. E quando quer, faz isso andando.

O fato dele nunca ter ganho uma Copa é a principal justificativa dos seus detratores para que ele não ocupe o lugar na história que lhe corresponde. Um argumento fraco. Deveriam falar do feito dele ter levado uma medíocre seleção argentina a ter a oportunidade de ser campeã do mundo e da América. Sempre como protagonista principal. Sem falar na medalha de ouro olímpica conquistada para seu país.

O fato dele marcar dois golaços de falta em apenas 15 minutos de uma final de Supercopa da Europa foi algo novo para ele e para todos. Mas já não impressiona ninguém. Messi faz coisas geniais sempre. Virou rotina. O mundo só dará o valor que isso merece daqui a uns 20, talvez 30 anos. Foi eleito o melhor jogador do duelo histórico em Tbilisi. É o melhor atleta do melhor Barça de todos os tempos. Mas, sem nenhuma dúvida, podia ser o MVP da história do futebol.


LUCAS DUARTE

Twitter: @LD_BCN

Instagram: @LD_BCN