O volante brasileiro naturalizado italiano, Jorginho, foi eleito o melhor jogador da Europa na temporada 2020/21. O anúncio foi feito durante a cerimônia do sorteio dos grupos da Liga dos Campeões, nesta quinta-feira, em Istambul (Turquia).

Jorginho foi um dos pilares do Chelsea na conquista da última edição da Liga dos Campeões e destaque na campanha vitoriosa da Itália na Eurocopa 2020. De Bruyne, do Manchester City, e Kanté, do Chelsea, ficaram na segunda e terceira posição, respectivamente.

Em uma mensagem por vídeo, Jorginho agradeceu o reconhecimento pelo trabalho. “Lamento não poder estar aí neste momento importante, devido às restrições que todos conhecemos, mas queria dizer que estou muito feliz com este prêmio”, declarou.

“Gostaria de agradecer a todas as pessoas que deram a sua contribuição para que isto acontecesse”, acrescentou. “Um grande obrigado à minha família, aos meus amigos, aos torcedores, aos meus companheiros, aos treinadores, estou muito feliz, um abraço a todos”, concluiu.

Tuchel, melhor técnico

Thomas Tuchel, do Chelsea, foi eleito o melhor técnico da temporada 2020/21. A grande façanha do treinador alemão foi levar o clube inglês ao seu segundo título da Liga dos Campeões. Roberto Mancini ficou na segunda posição, seguido por Pep Guardiola.

Na categoria masculina também foram escolhidos os melhores jogadores por posição. São eles: Edouard Mendy (goleiro); Rúben Dias (zagueiro); N’Golo Kanté (meia); e Erling Haaland (atacante).

Alexia Putellas, melhor jogadora

Na categoria feminina, a capitã do FC Barcelona Alexia Putellas, foi a melhor jogador da temporada 2020/21.

Ela superou na votação a duas companheiras de equipe, as atacantes Jennifer Hermoso e Lieke Martens, em um dia histórico para o clube catalão, vencedor da Liga dos Campeões na última temporada.

O Barça feminino dominou a premiação. Teve o técnico Lluis Cortés eleito o melhor da temporada, a melhora goleira (Sandra Paños), a melhor zagueira (Irene Paredes), a melhor meia (Alexia) e a melhor atacante (Jennifer Hermoso). Incrível!