Não foi fácil. O FC Barcelona sofreu o indescritível para dar mais um grande passo rumo ao título da Liga Espanhola. Em uma noite que teve o lateral Jordi Alba como protagonista, o Barça venceu o Osasuna por 1 a 0, no Spotify Camp Nou e está com a mão na taça do Campeonato Espanhol.

Isso porque além dos três pontos conquistados na presença de 76.061 torcedores, o Barça acabou beneficiado pela derrota do Real Madrid por 2 a 0 diante da Real Sociedad, em San Sebastian. Uma rodada perfeita para os interesses da equipe de Xavi Hernández.

Faltando apenas cinco rodadas para o término da competição, o Barça abriu 14 pontos de vantagem sobre o eterno rival (82 a 68), segundo colocado até o momento – pode ser ultrapassado pelo Atlético de Madrid.

A matemática ainda impede que o torcedor culé solte o grito de campeão da garganta, mas ninguém mais acredita que o clube catalão possa perder o título dessa edição da competição mais importante do futebol espanhol.

Uma vitória em qualquer um dos últimos cinco jogos que faltam garante ao Barça o seu 27º troféu do Campeonato Espanhol. O que pode ocorrer na próxima rodada, no derby catalão contra o Espanyol, em Barcelona.