Vitória da Inglaterra sobre a Colômbia
A alegria dos ingleses contrasta com a decepção dos colombianos / Pedro Vilela – Agência17/AE

Foi sofrido, disputado e emocionante. O duelo entre Inglaterra e Colômbia desta terça-feira, no estádio Spartak, em Moscou, foi para fechar com chave de ouro as oitavas de final da competição. Ambas as equipes deixarem a pele em campo durante os 90 minutos e também na prorrogação, mas a última vaga para as quartas de final acabou decidida nos pênaltis.

Os ingleses abriram o placar no segundo tempo da partida, com Harry Kane cobrando pênalti e se isolando na artilharia da Copa, com seis gols. Porém, os colombianos reagiram na reta final do duelo e o zagueiro Yerry Mina, de cabeça, empatou o jogo no último minuto. Com isso, atingiu a marca de três gols no mundial e se igualou com vários atacantes na tabela de goleadores da competição.

O equilíbrio persistiu durante a prorrogação, mas na disputa por pênaltis, a Inglaterra levou a melhor. Isso que a Colômbia chegou a estar na frente e com tudo a seu favor para conseguir a classificação. Mas perdeu duas cobranças seguidas e viu os ingleses garantirem a última vaga entre os oito melhores do campeonato ao acertar a quinta e decisiva penalidade máxima. Final: 4-3.

Desse modo, a seleção inglesa volta a estar nas quartas de final de uma Copa após 12 anos de ausência. Para completar, o atacante Harry Kane voltou a ser eleito o melhor jogador da partida (MVP). Agora, a Inglaterra enfrentará a Suécia, que derrotou a Suíça por 1 a 0 no outro duelo da rodada.

Com isso, restaram seis equipes europeias e duas sul-americanas (Brasil e Uruguai) para brigar pelo título de campeão mundial. E em menos de duas semanas vamos saber quem será o ganhador. Abaixo, confira o pênalti decisivo, que garantiu a vitória aos ingleses.