Os ´Pep Show Boys´ seguem invictos no estádio Santiago Bernabéu sob o comando do técnico Guardiola. Foto: Paul White AP/AE

O FC Barcelona voltou a profanar o santuário do Real Madri. O estádio Santiago Bernabéu foi testemunha de uma nova exibição de futebol em estado puro da equipe comandada por Pep Guardiola. Com uma superiodidade insultante, o Barça venceu de virada (2 a 1) o clássico válido pela ida das quartas-de-final da Copa do Rei da Espanha, na última quarta-feira, em Madri e aplicou uma dura bofetada esportiva e moral ao eterno rival.

Os Pep Show Boys voltaram a transformar o Santiago Bernabéu no seu salão de festas particular e seguem invictos na casa do adversário na ´Era Guardiola´. Desde que assumiu o cargo de treinador do Barcelona (na temporada 2008/09) Pep Guardiola visitou o temido campo rival sete vezes. Venceu cinco e empatou duas. Nenhum técnico tinha conseguido essas estatísticas contra o Real Madri.

Mourinho já não sabe o que fazer. Antes da partida se fez de vítima ao reconhecer que ainda não tinha descoberto a maneira de vencer o Barcelona….e comprovou que tinha razão. Só que desta vez contribuiu um pouco. Deixou de fora o lateral brasileiro Marcelo – eleito recentemente um dos melhores jogadores do mundo pela FIFA – e colocou em campo Altintop e Carvalho, dois atletas que quase nem jogaram nesta temporada.

E agora José? Foto: Paul White

A incoerência não parou por aí. Saiu com três atacantes, mas deixou a tarefa de criação para três volantes de profissão. E Pepe era um deles. A tática de Mourinho além de custar outra derrota humilhante contra o Barça, fez o técnico português perder boa parte da credibilidade que tinha. Afinal, até o jardineiro do clube sabia que se tratava de uma estratégia absurda. Resultado: 72% da posse de bola para o Barcelona.

A partida também consagrou Pepe como o maior carniceiro do futebol mundial. Botar um ´ogro´ para marcar os gênios do Barça só podia dar nisso. O zagueiro português repartiu bordoada em tudo o que se movia e para coroar sua apresentação deu uma joelhada e pisou na mão do atacante Lionel Messi numa jogada sem bola. Um tipo que aumenta seu historial delitivo em cada partida e que causa vergonha alheia na própria torcida do Real Madri (Confira os ´melhores momentos´ do zagueiro Pepe no clássico).

Alheio à tudo isso, o FC Barcelona fez o que melhor sabe. No ritmo da filarmônica de Berlim, a orquestra de Guardiola asfixiou o rival com um futebol hipnotizante. Cristiano Ronaldo abriu o placar e chegou a dar esperanças ao torcedor merengue.

Mas o capitão Puyol e o lateral Abidal se encarregaram de fazer justiça ao mais recente espetáculo oferecido pelo Barça. Ambas as equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no estádio Camp Nou, em Barcelona. Será o segundo e decisivo capítulo dessa história e vale uma vaga nas semifinais da Copa do Rei da Espanha.