Haaland celebrando um gol pelo Borussia Dortmund, uma rotina na vida do jovem atacante norueguês. / Bernd Thissen - AP/AE
Haaland celebrando um gol pelo Borussia Dortmund, uma rotina na vida do jovem atacante norueguês. / Bernd Thissen – AP/AE

Erling Haaland segue assombrando o futebol europeu. O atacante norueguês do Borussia Dortmund de apenas 20 anos voltou a ser destaque em mais uma vitória do clube alemão na temporada.

Desta vez, Haaland marcou uma `dobradinha´ na vitória por 3 a 0 fora de casa contra o Club Brugge, pela terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, a sua competição predileta.

Com isso, assumiu a artilharia da competição com 4 gols em três jogos – ao lado de Morata, Diogo Jota e Rashford. E mais: atingiu a incrível marca de 14 gols em apenas 11 partidas disputadas na Champions League. Um recorde.

O atacante inglês Harry Kane é o que mais se aproxima dessa marca. Ele precisou de 17 partidas para marcar o mesmo número de gols. Messi, por exemplo, precisou jogar 28 vezes na Champions para marcar 14 gols.

E Cristiano Ronaldo, o maior goleador da história da competição, só atingiu essa marca em 51 partidas. São parâmetros que servem para confirmar que o norueguês é um verdadeiro fenômeno.

Goleador implacável

Ninguém duvida que Haaland vai marcar uma época no futebol mundial. Seus números com apenas 20 anos são inigualáveis. Desde o início da temporada 2019/20 ele marcou nada menos que 54 gols em 50 jogos.

E desde a sua contratação pelo Borussia Dortmund, em janeiro de 2020, ele já balançou as redes rivais 26 vezes em 28 jogos.

Logo na sua estreia pelo clube alemão, marcou um hat-trick entrando no segundo tempo e dissipou todas as dúvidas que pudessem ter sobre ele na Bundesliga.

Para completar, na atual temporada soma 10 gols em 10 jogos – média de um gol por partida. E o mais impressionante é a maneira como marca, com um show de potência, precisão e algumas doses de oportunismo.

Haaland chegou para ficar e seu talento certamente estará no elenco de algum dos maiores clubes da Europa em um futuro próximo, no qual ele quiser.