Guardiola mostrou ter a idéias claras e não pensa em poupar ninguém no clássico deste sábado. Foto: LD Sport News

Dos quatro clássicos em 18 dias que o FC Barcelona terá diante do Real Madri, está claro que existe uma hierarquia muito clara com relação a importância de cada uma dessas partidas. Por exemplo, o duelo deste sábado, válido pela Liga Espanhola não tem o mesmo peso para o Barça que o do próximo dia 20, em Valência, pela final da Copa do Rei da Espanha. E ambos são menos importantes que as semi-finais da Champions League.

Na Liga Espanhola, o Barcelona leva oito pontos de vantagem para o rival madrilenho. Nesse caso, até uma derrota seria um resultado tranquilo, já que o clube catalão seguiria com uma vantagem cômoda na competição para chegar ao título. Então Guardiola vai usar um time reserva neste sábado,  certo? Errado.

O técnico do Barça afirmou na entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, no estádio Camp Nou, em Barcelona, que planeja ganhar todos os clássicos. “Se ganhamos neste sábado, o título da Liga Espanhola estará praticamente asegurado. Por isso acho que não devo poupar ninguém”, declarou. Guardiola também confessou que sua mentalidade é a de pensar somente no próximo jogo. “Penso sempre na minha seguinte partida. Dependendo do que passe neste jogo, farei as mudanças necessárias”.

Para essas mudanças, Guardiola poderá contar com um fator surpresa inclusive para ele. O técnico soube ontem mesmo que já tem a sua disposição o zagueiro Puyol, que voltou a ser convocado para uma partida depois de mais de dois meses lesionado. “Foi uma surpresa saber que posso contar com ele e é uma notícia muito importante. Ele é o capitão do Barça e não precisa nem dizer a importância que tem para o elenco”.

Guardiola confessou não saber como enfrentar esta série de quatro clásicos contra o máximo rival, já que se trata de um feito inédito na história moderna de ambos os clubes. “Nunca vi isso. Nem no meu tempo de torcedor do Barça, nem como jogador, muito menos como técnico.  Confesso que não sei o que fazer diante dessa situação”, finalizou, com humor.