Pep Guardiola
Guardiola, vencedor do 1º derby de Manchester contra Mourinho / Framephoto

Manchester United e Manchester City protagonizaram o primeiro derby após a chegada de Mourinho e Pep Guardiola ao comando técnico das respectivas equipes. O português, líder dos Diabos Vermelhos e o catalão, comandante dos Citizens. Mais ou menos como nos tempos dos clássicos – já históricos – entre Real Madrid e FC Barcelona. A rivalidade entre os treinadores causou uma grande expectativa na Inglaterra em toda a Europa antes do duelo do último sábado.

Mas para quem esperava sangue, acabou vendo uma homenagem ao futebol e um abraço entre os dois no final da partida. Além disso, suas equipes protagonizaram um duelo de outros tempos e mais do que fazer a alegria dos torcedores, trouxeram um pouco de esperança para o futebol inglês, sempre superestimado por sua organização e poder econômico, mas que na realidade é ruim de dar pena. A seleção inglesa que o diga.

Foi também o duelo mais caro da atualidade, ainda que isso também se deve aos preços exorbitantes pagos pelos ingleses a jogadores que seriam reservas em outros lugares. Dentro de campo, dois estilos distintos. A precisão e controle de Guardiola contra a intensidade de Mourinho. Emais uma vez, venceu o estilo do técnico catalão, que encantou o mundo na sua época no comando do Barça. Com um primeiro tempo perfeito, o City engoliu o United.

Só um erro do goleiro Bravo, que resultou em gol de Ibrahimovic, foi capaz de ressuscitar o Old Trafford e injetou energia nos donos da casa. Entretanto, a intensidade do United não foi suficiente para evitar a derrota diante do City, que teve Silva em estado de graça e grandes atuações de De Bruyne e Fernandinho. Agora, em 17 duelos, Guardiola soma oito vitórias, seis empates e apenas três derrotas contra Mourinho, seu grande rival.