Guardiola voltou a repetir que o título espanhol deste ano é uma tarefa impossível. Foto: LD Sport News

O técnico do FC Barcelona, Pep Guardiola compareceu na entrevista coletiva desta segunda-feira, na Cidade Esportiva Joan Gamper, em Barcelona e teve que se explicar sobre o seu pessimismo com relação a possibilidade de conquistar o título espanhol. O bombardeio de perguntas sobre o tema se produziu um dia após o clube catalão reduzir sua diferença para o líder Real Madrid de dez para oito pontos na luta pelo título da atual Liga Espanhola.

O tropeço do clube merengue no último domingo contra o Málaga proporcionou a dose de otimismo que os torcedores e os jogadores do FC Barcelona necessitavam para seguir acreditando na conquista do tetracampeonato espanhol. A situação insólita em tudo isso é que o único que não acredita que o Barça possa conseguir o título é o técnico Guardiola. “Não mudei minha opinião em dois dias. Sigo pensando que é uma tarefa impossível”, voltou a afirmar.

A situação foge do normal. Ninguém consegue lembrar de algum técnico na história do futebol que tenha dito à imprensa que não vê possível que seu time ganhe o campeonato. Ainda mais estando a oito pontos do líder e a 11 rodadas do fim da competição. E uma delas terá o confronto direto entre ambas as equipes, no Camp Nou, em Barcelona.

“Claro que existem possibilidades matemáticas de ser campeão, mas sigo tendo a opinião que não conseguiremos a Liga”, reforçou Guardiola. Apesar do pessimismo nas suas palavras, o técnico do Barcelona procurou amenizar sua opinião. “É só uma visão pessoal, não significa que tenha que ser assim. Fico orguhoso pelo fato da torcida e os jogadores acreditarem na possibilidade do título”, declarou.

O técnico teve que responder se busca transmitir esse pensamento para os jogadores, uma hispótese que ele descartou rapidamente. “Não, digo as mesmas coisas de sempre. Que treinem bem, que descansem e que se alimentem bem”. E completou: “Temos que ganhar os 11 jogos que faltam, é um desafio titânico”. O único que ninguém consegue entender é o motivo pelo qual o treinador insiste em mandar mensagens pouco otimistas publicamente.